TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento corporativo

Tese: Treinamento corporativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

DAIANA DE SOUZA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Luis Eduardo Magalhães-Bahia

2013

DAIANA DE SOUZA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Luis Eduardo Magalhães-Bahia

2013

Reconhecendo que a educação é formação de aprendizagem permanente, que contribuem de maneira significativa para promover os interesses das pessoas, das empresas, da economia e da sociedade como um todo, especialmente, diante da importância fundamental que significa alcançar o pleno emprego, a erradicação da pobreza, a inclusão social e o crescimento econômico sustentado em uma economia globalizada.

A era do conhecimento trouxe para as empresas, tanto do setor privado quanto do setor público, a necessidade de valorização do conhecimento como um recurso estrategicamente relevante. Deste modo, o presente texto tem como proposta analisar a Gestão do Conhecimento Organizacional, enquanto processo de gestão que integra tanto tecnologias da informação quanto tecnologias da comunicação para, assim, discutir alguns desafios e oportunidades da Gestão do Conhecimento Organizacional.

Diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral, a globalização das relações sociais, econômicas, geográficas e políticas trouxeram para os nossos dias, inequivocamente, uma série de parâmetros novos que geraram desafios nas mais diversas esferas de relacionamento. Estas tantas transformações vêm sendo colocadas como o cerne de muitas análises paradigmáticas, aliadas a diversas propostas de interpretação do mundo e dos fenômenos que nele ocorrem.

É nesse contexto que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações.

Apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização, mas sim, exatamente quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerenciem, armazenem e disseminem o conhecimento representam um novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

De forma empírica, conhecimento é o fato ou a condição do saber, obtido através da vivência, da experiência ou de uma associação. Todo este saber reside ou tem potencial para ser guardado na nossa mente, ou ser armazenados em uma organização, nos seus processos, produtos, serviços, sistemas e documentos.

O ambiente das organizações e dos negócios começou lentamente a perceber que investir em conhecimento é não só desejável, mas também imprescindível para o aumento do valor no mercado em função da valorização do patrimônio intangível e efetivação de relações sustentáveis.

A Gestão de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os colaboradores entendam a sua necessidade. O sucesso e os benefícios na implementação de uma Gestão de Conhecimento em qualquer tipo de organização só é possível se a cultura organizacional for positiva em relação à geração, partilha socialização e transferência de conhecimento.

E quando falo de gestão do conhecimento, não estou me referindo especificamente a um processo de formação ou educação. O tema e a ação devem ser bem mais amplos do que isso. Deve estar na base da estratégia empresarial e envolver a gestão das competências, do capital intelectual e os sistemas e modalidades de aprendizagem organizacional e educação corporativa.

Acredita-se que o primeiro grande desafio de ordem teórico-conceitual encontrado pelas empresas seja, de fato, quanto às bases da Gestão do Conhecimento, isto porque, ao se compreender as bases de um processo de Gestão, pode-se planejar melhor o processo que ele enseja, assim como mapear melhor os riscos que esse processo prevê, criando estratégias para minimizar os riscos e maximizar os ganhos. O conhecimento, cada vez mais, tem sido colocado como um recurso indispensável para a obtenção de vantagem competitiva e diferenciação estratégica. As empresas já começaram a perceber que é preciso superar o antigo paradigma industrial de investimentos em bens tangíveis e gordas contas bancárias para ousar buscar novos mercados e enfrentar os desafios da Era do Conhecimento.

A sociedade globalizada, com todos seus imperativos e atributos, deixa de modo bastante evidente que é preciso investir no recurso conhecimento com seriedade, empenho e um processo sistematizado de identificação, maximização e codificação dos conhecimentos estrategicamente relevantes, sejam eles os conhecimentos pessoais, tácitos, ou os conhecimentos codificados, explícitos.

Este processo tem o nome de Gestão do Conhecimento e não se trata de um modismo ou projeto, mas sim de um processo que concilia tecnologias da informação e processos de comunicação no desenvolvimento constante de aprendizado organizacional. Os desafios são muitos e mexem com questões estruturais das organizações como liderança, cultura, relações com o ambiente, compartilhamento de conhecimento e mensuração de resultados baseadas em conhecimentos. No entanto, a superação dos desafios deixa bem claro que investir em conhecimentos é construir de forma estruturada, caminhos lapidados de aprendizado, crescimento com mais oportunidades e solidez.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

As organizações enfrentam dificuldades na velocidade de sua adaptação à nova realidade. O desconhecimento do futuro, a permanência de traços da cultura anterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com