TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turbo Geradores

Exames: Turbo Geradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE BRÁZ DE AGUIAR

TURBO GERADOR A GASES DE ESCAPE

Cavalcanti

Wolney

Del Castilo

Pizzinatto

Edson Bezerra

BELÉM- PA

2013

Turbo gerador a gases de escape

Introdução

Tradicionalmente, uma grande quantidade de energia é desperdiçada pelos motores e é interessante ver o aumento do número de empresas investindo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o aproveitamento dos gases de escape, já preocupadas com futuras crises energéticas.

Em motores diesel de grande porte, o turbo gerador mostrou ser capaz de reduzir em até 10% o consumo de combustível além de reduzirem também a emissão de NOx entre 12 e 17%.

No momento atual, o setor elétrico sofre com a falta de investimentos na geração e transmissão, então qualquer forma para a co-geração dessa energia é melhor tanto para os consumidores quanto para a sociedade em geral.

Princípio de funcionamento

O sistema de recuperação de calor gera energia elétrica a partir de gases de escape de um navio. Isso reduz o consumo de combustível do navio e as emissões de CO2 em até 12%. Os custos de energia, consequentemente, caem em cerca de 10%, de modo que o navio é executado de forma mais econômica.

Com o auxílio do sistema de recuperação de calor, os gases de escape do motor principal são utilizados para gerar o vapor de uma caldeira de aquecimento dos resíduos que, por sua vez, aciona os turbo geradores. A energia eléctrica gerada deste modo pode ser usada para fornecer ao sistema do navio uma alimentação e / ou a unidade de impulsionador - um motor elétrico integrado no eixo de propulsão. Se a saída do motor principal não é totalmente utilizada, o motor pode atuar como um gerador de eixo e fornecer energia elétrica para o navio, permitindo assim que os motores diesel do sistema de alimentação de energia a bordo possa ser temporariamente desligado. Este gerador de eixo pode ser usado como um motor elétrico de reforço para aumentar a potência de propulsão do navio. Utilizando o calor residual melhora a eficiência global do sistema de propulsão, e não só reduz as horas de funcionamento, mas também os custos operacionais e de manutenção dos geradores auxiliares existentes.

Tipos de arranjos dos turbos geradores

Sem by-pass do gás

Esse é um Sistema convencional no qual vem sendo aplicado para turbo geradores que já estão sendo usados atualmente. Não é esperado uma grande produção de energia nesse sistema.

Com by-pass do gás

Com a parcial extração dos gases de exaustão do motor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com