TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UFCG - Relatório Física Experimental

Por:   •  13/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Experimento sobre Campo Magnético da Terra

INTRODUÇÃO

O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus polos próximos aos polos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os polos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. O campo magnético da Terra circula e atravessa toda superfície da maneira razoavelmente parecida com o campo produzido por um dipolo.

Tendo como objetivo geral a aplicação de um método simples de medição da intensidade da componente horizontal do campo magnético (indução magnética B) da Terra em laboratório, a fim de determinar o valor do campo magnético terrestre.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

1. Par de bobinas de Helmholtz.

2. Fonte de tensão universal.

3. Multímetro digital.

4. Base de suporte.

5. Braçadeira de ângulo.

6. Cabos de conexão.

7. Bússola.

8. Suporte para Bússola.

9. Potenciômetros. 

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Alinhou-se corretamente a bússola de acordo com o campo magnético terrestre antes de se iniciarem as medições. Após isso, inseriu -se uma corrente elétrica nas bobinas de Helmholtz, variando-a em intervalos de 0,1 mA e anotando o ângulo de deflexão θ da agulha da bússola. Os resultados seguem na Tabela que vem em Resultados e Discussões

RESULTADOS E DISCUSSÕES  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se então que o experimento foi realizado com sucesso. Verificou -se que o modelo aplicado para as bobinas utilizadas refletiu com boa exatidão o resultado esperado para o campo magnético, com uma aparelhagem simples de laboratório. Os desvios percentuais das medidas obtidas ocorreram por causa dos erros de paralax e nas leituras da deflexão do ponteiro da bússola, além de erro na variação da corrente elétrica nas bobinas, entre outros erros.

Referências Bibliográficas

NASCIMENTO, Pedro Luiz do. Apostila auxiliar do Laboratório de Eletricidade e Magnetismo da Universidade Federal de Campina Grande, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com