TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINA COncreto

Artigo: USINA COncreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

1. PRÉ-DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO TIPO

1.1. Introdução

O objetivo do pré-dimensionamento de peças estruturais é o de se chegar o mais próximo possível do dimensionamento final que deve ser apresentado nos projetos estruturais.

O pré-dimensionamento é realizado em etapas,sendoanalisadasprimeiramente as lajes, depois as vigas, e por fim, os pilares. Cumprida esta fase, os carregamentos, os esforços solicitantes, as reações de apoios, entre demais itens, já podem ser calculados.

Atualmente, há softwares que facilitam este processo, auxiliando o trabalhodo profissional que elabora os cálculos, tornando-os cada vez mais precisos.

Um bom pré-dimensionamento resulta em taxas de armaduras e seções finaisaproximadasasadotada no dimensionamento, proporcionando economia de tempo, e também financeira, no processo final.

1.1.1. Lançamento da estrutura

O lançamento da estrutura é realizado sobre o projeto arquitetônico, devendo atender alguns aspectos básicos relacionados à estética, economia, funcionalidade e resistência às ações horizontais.

No quesito estético, deve-se atender as condições estéticas definidas no projeto arquitetônico. Como normalmente a estrutura é revestida, procurando-se embutir as vigas e os pilares nas alvenarias quando possível.

Ao lançar a estrutura visando minimizar o custo da mesma, segue alguns itens importantes:

• Uniformização da estrutura, gerando maior redução de custos e de velocidade de execução;

• Compatibilidade entre vãos, materiais e métodos utilizados;

• Uniformizar caminhamento das cargas para as fundações o máximo possível, evitando consumo desnecessário de material.

O posicionamento dos pilares na garagem é um grande aspecto funcional. Deve ser realizada uma análise dos pavimentos de garagem, de modo que haja o máximo de quantidade de vagas possíveis, procurando sempre obter vagas de fácil acesso.

No lançamento da estrutura, deve-se procurar estabelecer um sistema estrutural que resista às ações horizontais que atuam na estrutura, como por exemplo, vento.

Lançar a estrutura de uma edificação em concreto é basicamente escolher o posicionamento adequado para pilares, vigas e lajes, bem como realizar os pré-dimensionamentosdoselementos estruturais. O bom lançamento estrutural é diretamente proporcional à vivência prática do projetista.

A escolha da estrutura de um edifício de andares múltiplos começa pelo pavimento tipo, fixando-se a posição de vigas e pilares.

Normalmente, lança-seos pilares do andar-tipo, dando atenção a possíveis interferências no térreo, com as vagas de garagem, entre demais fatores, verificando se a posição dos pilares pode ser mantida nos outros pavimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com