TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina Termoelétrica Do Belo Monte

Monografias: Usina Termoelétrica Do Belo Monte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  556 Visualizações

Usina Hidrelétrica de belo monte

A usina de belo monte está sendo construída no Rio Xingu no estado de Pará e o término das obras está previsto para 2015. Depois de pronta ela produzirá energia elétrica para mais de 26 milhões de habitantes e será a terceira maior hidrelétrica do mundo.O projeto surgiu a mais de trinta anos,mas foi engavetado por pressão de grupos indígenas.

A construção da usina é considerada o maior investimentos do Programa Aceleração do Crescimento do governo federal, mas a obra vem sendo alvo de muitos debates. Alguns ribeirinhos serão desalojados, inclusive tribos indígenas, agricultores locais serão prejudicados, alguns municípios serão afetados ,causando muitos prejuízos para população que depende da pesca,centenas de quilômetros de floresta terão que ser cortados.

A usina também trará muitos benefícios para o estado do Pará, como a geração de energia elétrica, evitando futuros apagões. Os próprios indígenas poderão utilizar dessa energia mais barata e ecológica, milhares de empregos já foram criados,uma vez que as obras já estão em andamento, e muitas outras vagas serão criadas.

Os indígenas querem apenas permanecer em seu habitat natural, com seus costumes, suas maneiras simples de viver. Com um ponto de vista contrário há os que lutam pelo progresso, com a construção dessa hidrelétrica, o Brasil teria um grande crescimento econômico e social.

Uma decisão terá que ser tomada pelos governantes, decisão essa, que deverá beneficiar os dois lados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com