TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinagem Objectivos Especificos

Por:   •  6/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 18

ÍNDICE

1.

RESUMO        2

2. INTRODUÇÃO        3

3. OBJECTIVO GERAL        4

3.1. Objectivos Especificos        4

4. JUSTIFIATIVA        4

5. PROBLEMA        4

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA        5

7. MATERIAL DA PEÇA        6

8. PARÂMETROS DE CORTE        7

9. LISTA DE FERAMENTAS        8

9.1. Processos de Faceamento, Cilindramento e Desbaste Cónico        8

9.2. Processo de Sangramento        9

9.3. Rosca Externa        10

9.4. Furo Rosacado Perfeitamente        10

9.5. Furo de Centro        10

9.6. Geração da Engrenagem        11

10. MÁQUINAS UTILIZADAS        12

10.1. Geração da Engrenagem.        13

11. OPERAÇÕES DE USINAGEM        14

12. CONCLUSÃO        19

13. RECOMENDAÇÕES        20

14. BIBLIOGRAFIA        21

15. ANEXOS        22

  1. RESUMO

Este projecto demonstrará todo o processo de usinagem de uma pequena peça e apresentar os aspectos do processo, do material, os cálculos utilizados e as etapas de usinagem.

Falei também da usinagem Mecânica, processos onde há a remoção de material em forma de cavaco; a Velocidade de Corte, determina a velocidade da remoção de material (influenciando directamente no acabamento da peça); o Fresamento, operação de usinagem utilizando a ferramenta fresa; o Torneamento, operação de usinagem onde a peça é trabalhada enquanto a peça movimenta-se em torno de seu próprio eixo.

 

  1. INTRODUÇÃO

Costumamos dizer que o torno é o pai de todas as máquinas ferramentas, na verdade, com algumas modificações, ele consegue realizar trabalhos que fazemos em fresadoras, rectificadoras, furadeiras, etc.

O torno mecânico é uma máquina-ferramenta que trabalha com movimento de rotação de uma peça geralmente cilíndrica e uma ferramenta que tem apenas uma aresta cortante. O processo de torneamento pode ser definido como um processo mecânico destinado na obtenção de peças cilíndricas com as devidas medidas e dimensões requeridas. Também se pode dizer que é uma operação de usinagem onde a sua forma, dimensão ou acabamento são moldadas conforme modelo desejado com o auxílio de uma ou mais ferramentas

Segundo Valtair A. Ferraresi (1960),’’o processo de usinagem em si acontece devido aos movimentos que ocorrem entre a peça a ser usinada, que se encontra parada, ou seja, não está em movimento, apenas em rotação e a sua ferramenta que não está parada, pelo contrário, é o único componente que se movimenta. Dando forma à peça em processo. Esses movimentos podem ser passivos e activos.’’

Demonstrarei as operações possíveis no processo de usinagem por um torno mecânico. Operações como o: Manuseio; movimentos de corte e avanço; condição de corte; formação de cavaco; esforços de corte e o desgaste da ferramenta.

  1. OBJECTIVO GERAL

O objectivo geral deste trabalho é de mostrar como é e funciona o processo de usinagem, suas etapas os parâmetros os aspectos do processo, do material, os cálculos utilizados e as etapas de usinagem, podendo assim se fazer uma produção real.

  1. Objectivos Especificos

  • Saber quais ferramentas podem ser usadas no processo fresamento de materiais e ferramentas;
  • Saber quais são as maquina usadas para o fresamento de uma ferramenta;
  • Saber as operações do processo de usinagem de materiais e ferramentas.
  1. JUSTIFIATIVA

O presente trabalho possui como análise da viabilidade do uso das máquinas fresadoras na determinação e investigação do comportamento da máquina durante a usinagem, sendo alvo do estudo o torneamento sem lubrificação, utilizando pastilha de metal duro revestido.

A relevância do estudo realizado se encontra no grande número de estudos que se pode realizar partindo da análise das máquinas, seja limitando parâmetros de corte em uma condição económica considerada óptima, seja analisando o custo do benefício da alteração dos parâmetros de corte visando o menor tempo de usinagem.

  1. PROBLEMA

A falta de conhecimento no processo de usinagem por um torno mecânico mesmo com estudo continua a ter se problemas com operações Manuseio como o:; movimentos de corte e avanço; condição de corte; formação de cavaco; esforços de corte e o desgaste da ferramenta.

Segundo Valtair A. Ferraresi (1960),’’o processo de usinagem em si acontece devido aos movimentos que ocorrem entre a peça a ser usinada, que se encontra parada, ou seja, não está em movimento, apenas em rotação e a sua ferramenta que não está parada, pelo contrário, é o único componente que se movimenta. Dando forma à peça em processo.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Costumamos dizer que o torno é o pai de todas as máquinas ferramentas, na verdade, com algumas modificações, ele consegue realizar trabalhos que fazemos em fresadoras, retificas, furadeiras, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (374 Kb)   docx (187.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com