TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALDIR AM FRANCE Trabalhe com o produto

Tese: VALDIR AM FRANCE Trabalhe com o produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Projeto de Produto

Especialização em Gestão da Produção

VALDIR A. M. FRANÇA

Trabalho de Projeto de Produto

Trabalho para Disciplina de Projeto de Produto do curso de Especialização em Gestão da Produção. Prof. Dr. Daniel Braatz A. A. Moura.

São Carlos, 2014

Como aprendizado da matéria de Projeto de Produto, pode-se verificar que projetar produtos ou serviços é de fundamental importância pois, com a globalização e a realidade sócio-econômica atual, as empresas estão adotando estratégias tecnológicas e organizacionais buscando, assim, maiores possibilidades da flexibilidade, competitividade industrial e maneiras para a satisfação do cliente. E para se obter a flexibilidade no desenvolvimento de produtos e serviços elas devem estar focadas em competências específicas, além de uma forte integração de métodos e técnicas em suas atividades montando equipes multifuncionais para que possam realizarem atividades de projetos e serviços paralelamente. Com a utilização de técnicas e ferramentas próprias verifica-se uma melhoria constante durante toda a execução do projeto, onde sempre que necessário, há mudanças envolvendo toda a equipe.

1-A ferramenta vista mais aplicável à realidade atualmente das empresas, para mim, é a Matriz PUGH, pois utiliza uma técnica onde há formação de equipes interdisciplinares para os projetos com forte interação para resoluções de problemas e conflitos, e também força a superação de conflitos evidenciados durante a fase do projeto do produto. Também há uma evolução de conceitos possibilitando confrontação desses e buscando sempre o aprofundamento de conhecimentos e interação entre os participantes.

2- A menos aplicável para mim seria a Engenharia Reversa, pois há problemas de propriedade intelectual e industrial, além de direitos e patentes, podendo prejudicar as outras empresas que investem muito em Pesquisas e desenvolvimento.

3- O maior desafio para os profissionais que trabalham ou gostariam de trabalharem com projetos de produto está relacionado com questões sociais e técnicas porque as pessoas trabalham sem garra e comprometimento, e quando estão à frente de um projeto grande não dão muita importância pelo que está ocorrendo durante a execução do projeto, e com isso, no final descobre-se muita coisa que poderia ser feito com mais técnica, com mais sabedoria, humildade de saber ouvir a opinião de um colaborador operacional de “chão de fábrica” que, na maioria das vezes, sabe muito bem o que é melhor ou pior para o processo ou a máquina em si. Tem muita coisa para melhorar nessa maneira de executar projetos nas empresas atualmente, pois trabalho numa grande multinacional e ocorre isso sempre.

4- A ferramenta que pode ser utilizada é o FMEA onde é aplicada para aumentar a confiabilidade do projeto ou processo detectando possíveis falhas e avaliando os efeitos das mesmas para o projeto. A partir dessas possíveis falhas, identificam-se ações a serem tomadas para eliminar ou reduzir a probabilidade de que as mesmas ocorram. Essas ações também podem aumentar a probabilidade de detecção dessas falhas, para que os produtos que apresentam inconformidades não cheguem ao cliente. Deste modo é obtida uma lista de possíveis falhas, organizada por ordem do risco que elas representam e com respectivas ações a serem tomadas para eliminá-las ou diminui-las. Essa lista auxilia na escolha de projetos alternativos com alta confiabilidade durante a fase de projeto e, assim, garante que todas as possíveis falhas sejam consideradas com probabilidades de ocorrência minimizadas.

O método consiste basicamente em identificar e dispor todos os modos de falha em potencial em uma tabela que facilitará a sua interpretação. Após os modos de falha estiverem sido dispostos na tabela, eles deverão ser analisados e classificados em relação a 3 aspectos: Severidade, detectabilidade e probabilidade. Pela multiplicação desses 3 índices, tem-se à disposição, os modos de falha ordenados de acordo com a sua importância. Desta maneira, obtêm-se uma tabela que auxilia na tomada de decisões de mudanças (relacionadas com o aumento de confiabilidade).

Quando se deve utilizar o FMEA?

Inicialmente o FMEA foi desenvolvido para ser usado na fase de projetos para evitar, através de análise de falhas em potencial e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas nos projetos de produtos e processos. Porém ela pode ser usada ao longo do ciclo de vida do produto para detectar possíveis falhas à medida que o sistema fique muito adiantado.

É importante ressaltar que o FMEA deve ser constantemente revisado e atualizado. Durante a fase de projeto do produto, recomenda-se que se aplique ou atualize o FMEA durante os seguintes estágios:

• Formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com