TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALOR da especificação do documento

Seminário: VALOR da especificação do documento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

2. ETAPA 1

Parte de conclusão da pesquisa e resposta dos questionários da ATPS. Resolução dos exercícios propostos.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO DOCUMENTO DE ESPECIFICAÇÃO

O documento de especificação é o produto mais importante da análise de Sistemas. Em cada empresa pode haver um termo diferente para este produto como: Especificação funcional, Especificação Formal, Especificação de Projeto, Memorando de Análise Racional, Relatório de Necessidades.

A sua principal função é estabelecer objetivos para o restante do projeto, dizendo o que o mesmo tem de satisfazer em termos de compromissos para que seja considerado um sucesso. Para que a análise seja bem sucedida é necessário, selecionar um alvo; produzir uma documentação onde especifique os detalhes desse alvo de forma que a implementação subsequente possa ser avaliada para ver se o alvo foi atingido; produzir prognósticos precisos dos importantes parâmetros associados ao alvo, incluindo custos-benefícios, escalonamento e benefícios de desempenho; Obter conformidade de opinião em cada um dos itens citados de cada área afetada.

Para que seja realizado um documento de especificação eficiente, é necessário também realizar entrevistas com os clientes, onde o analista terá uma visão ampla do que é para ser desenvolvido.

O documento de especificação tem de ser objetivo para que sua leitura seja de fácil interpretação e entendimento e possibilite modificações posteriores. Uma das formas mais fáceis para que seja realizado o documento de especificação é a utilização de gráficos mostrando o modelo lógico do sistema.

Sendo assim, o documento de especificação é de suma importância para que seja garantido o bom desempenho do produto a ser entregue ao cliente, o cumprimento no prazo de entrega e a viabilização de comunicação entre o usuário e o analista.

2.2 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE REQUISITOS

Quando falamos em desenvolvimento de software, uma área muito importante para que o projeto atinja as suas expectativas é a análise de requisitos, onde são coletadas todas as exigências e objetivos do cliente com o software.

As melhores ferramentas que auxiliam o profissional que trabalha com análise de requisitos são:

Entrevistas: Uma conversa direta com o cliente, tendo como objetivo tirar o máximo de informações do cliente de forma objetiva, para que sejam esclarecidas quais são as necessidades e os objetivos do cliente com o software.

Observação in Loco: Onde o analista se infiltra dentro do ambiente de trabalho do cliente para examinar o que poderá ser feito para melhorias do local.

Banco de dados: Para guardar todas as informações do cliente é necessário um banco de dados para que não sejam perdidas a informações coletadas.

Ferramentas Case: São ferramentas automatizadas que auxiliam no desenvolvimento de sistema em uma ou várias etapas como é o caso do Microsoft Project que auxilia em gerenciamento de projetos.

Essas são ferramentas extremamente importantes para os profissionais de análise de requisitos fazerem o levantamento das informações necessárias para a projeção do software.

Infelizmente ainda temos um grande empecilho nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com