TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vander Graaff

Trabalho Escolar: Vander Graaff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

A Energia estática é a carga elétrica de um corpo onde os átomos mostram um desequilíbrio no neutro. O termo eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando o corpo carregado positivo ou negativo. O estudo da eletrostática teve início com Tales de Mileto, realizou experiências com o âmbar, uma resina amarelada, com o intuito de explicar o fenômeno da atração que ocorria com o material. Os gregos atritavam o âmbar com um pedaço de pano, dessa forma ele atraía os objetos.

Porém foi Coulomb que realizou estudos sistemáticos e quantitativos da estática, demonstrando que atração e repulsão entre as cargas elétricas são inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.

A eletrostática é dividia em três tipos: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Para reproduzir estes processos é utilizado um equipamento chamado gerador de Van Der Graaff.

Esse processo de eletrização ocorre entre dois corpos isolantes neutros, que quando entra em fricção, a carga é forçada entre os corpos havendo transferência de elétrons entre os corpos devido à diferença de eletronegatividade entre os matérias que compõem os o papel ficara positivo e o ambar ficara negativo, respeitando assim serie.corpos, ou seja, a tendência que os corpos possuem de atrair para si os elétrons, bem como as forças microscopias que atuam sobre eles.Porem atritando um corpo com o outro pode-se energizalos, consequentemente deixando-o com carga elétrica (positiva ou negativa). Os corpos eletrizados desse modo possuem carga de sinais opostos.

Experimentalmente é possivel construir uma sequencia que podemos identificar qual dos corpos ficara negativo e qual ficara positivo, tal sequencia é denominada série de triboeletrica, e é ordenada de forma que o material que estiver a direita fique positivo ( por ser menos eletronegativo ), e o que estiver a esquerda fique negativo ( por ser mais eletronegativo ).

Alguns exemplos de materiais em série triboeletrica: Vidro, mica, lã, seda, papel, madeira, ambar, ebonite e enxofre.

Assim se esfregarmos papel ao vidro , o papel ficara negativo eo vidro logicamente ficara positivo, pois o vidro vem antes na serie, mas se esfregarmos o papel no ambar.

Eletrização por contato

Esse processo consiste encostar dois corpos condutores, sendo um deles obrigatoriamente carregado, nesse caso a carga elétrica flui facilmente entre eles estipulando um equilíbrio respeitando o principio da conservação da carga, ou seja, os corpos ficam com cargas que possam apresentar módulos diferentes, porem de mesmo sinal.

Exemplo de um corpo eletrizado e encostá-se a um outro corpo neutro, este cede uma parte de sua carga ao corpo neutro, deixando-o com carga de mesmo sinal. Suponhamos que uma das esferas seja a esfera "A" e a outra, esfera "B", digamos que a esfera "A" está eletrizada negativamente e a esfera "B" está neutro, ao entrarem em contato, os elétrons em excesso na esfera "A", espalham-se pelo conjunto. Assim, "A" continua negativa, mas com um menor número de elétrons em excesso e "B", que estava neutro inicialmente, eletriza-se negativamente. Logo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com