TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens De Aprender Uma Linguagem De Programação

Artigos Científicos: Vantagens De Aprender Uma Linguagem De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Aprender diferentes linguagens de programação é considerado diferencial competitivo no mercado de profissionais de tecnologia. Porém, entender sobre a lógica de programação, é tão quanto fundamental para que compreendamos as diferenças na sintaxe de cada linguagem.

No mercado de trabalho, as áreas de sistemas de informações demandam profissionais especialistas nas mais diversas linguagens, capazes de desenvolver ou manter sistemas e softwares gerais ou específicos para determinadas funções. O aprendizado de linguagens de programação depende dos objetivos do profissional de tecnologia, motivado por desejos pessoais ou influenciado pelas necessidades do mercado.

As necessidades do mercado podem ser, entre outras:

- manter ou melhorar sistemas já existentes e desenvolvidos sob linguagem específica;

- utilizar linguagem popular, integração disponível com outras linguagens, custo;

- adotar linguagem específica para determinado ambiente, como a internet ou máquinas industriais.

O aprendizado de linguagens de programação é também motivado pelo interesse em acessar funcionalidades mais populares e em maior número, as chamadas bibliotecas, desenvolvidas por outros profissionais (exemplo: linguagem Java, linguagens orientadas a objeto) ou aprender linguagens com sintaxes simplificadas, como Python, Ruby, Swift, Javascript, entre outras.

Aprender diversas linguagens é tarefa relativamente simples para o profissional de tecnologia, e lhe oferece a possibilidade de adequar-se às necessidades do mercado, independente da atual situação econômica. Porém, especializar-se em apenas uma linguagem possa ser interessante visando carreira a longo prazo. Vale lembrar, é comum linguagens de programação serem descontinuadas ou preteridas em relação a outras linguagens mais modernas, o que diminui as possibilidades de trabalho do profissional (exemplo de linguagens restritas: Delphi, Cobol, Assembly)

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »