TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vasos de Pressão

Por:   •  2/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BRUNO FERREIRA LEMOS

CAIO PAIXÃO VIANA

DIEGO RICHARDSON DO NASCIMENTO OLIVEIRA

MARCO FRANCISCO DO NASCIMENTO JÚNIOR

NAIMISON CAIQUE NEVES SANTOS

FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO DA ENGENHARIA

(Utilização do AutoCAD e do Matlab na fabricação de vasos de pressão)

Lauro de Freitas

2015

BRUNO FERREIRA LEMOS

CAIO PAIXÃO VIANA

DIEGO RICHARDSON DO NASCIMENTO OLIVEIRA

MARCO FRANCISCO DO NASCIMENTO JÚNIOR

NAIMISON CAIQUE NEVES SANTOS

FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO DA ENGENARIA

(Utilização do AutoCAD e do Matlab na fabricação de vasos de pressão)

[pic 2]

Lauro de Freitas

2015

Introdução

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Os vasos de pressão são partes constituintes e importantes não só no meio industrial como também no nosso cotidiano, tais como acumuladores pneumáticos, extintores de incêndio, panelas de pressão, alguns modelos de recipientes aerossóis, entre outros.

Sabendo que para o processo de fabricação (seguindo a NR-13) desses vasos de pressão há todo um forma de manuseio da matéria- prima, auxilio de maquinas, e antes de mais nada o projeto, parte fundamental no processo de fabricação desses vasos, projeto esse que é projetado e calculado através de dois importantes Softwares: AutoCAD e o Matlab; com o AutoCAD projetamos os modelos, as formas, tamanhos, etc., já com o Matlab calculamos e sabemos a resistência do vaso ali produzido, podemos compreender também que forma é a mais adequada para “suportar” a pressão de uma determinada substância.


Justificativa

 O tema estudado no presente trabalho é a utilização dos programas AUTOCAD E MATLAB na construção, montagem e fabricação de vasos de pressão na Industria.

Este assunto tem a finalidade de obtermos conhecimentos teóricos para a utilização dos programas para cálculo de pressão, modelo do vaso, tamanho, pressão interna e externa, de acordo com a NR-13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações) e com um objetivo em comum da segurança de todos.

Problema de pesquisa

Que fatores mostram importância do AutoCAD e do Matlab na “construção” e no desenvolvimento mecânico dos vasos de pressão?

Hipótese

Através dos cálculos e projeções desses programas é possível inferir uma maior analise dos vasos de pressão, otimizando o tempo, reduzindo os custos e proporcionando a melhor qualidade final aos projetos mecânicos dos vasos de pressão.

Objetivo Geral

Mostrar a forma de fabricação desses vasos de pressão e suas variedades, verificar a importância do AutoCAD e do Matlab no processo de fabricação dos vasos de pressão.

Objetivos Específicos

  • Evidenciar como essas ferramentas auxiliam na padronização da construção dos vasos de pressão;
  • Demostrar como esses software ajudaram na otimização do processo;
  • Comprovar a importância dos programas na segurança no processo de fabricação

Referencial teórico

O AutoCAD é utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D) e o MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos. Esses dois software facilitam bastante na fabricação dos vasos de pressão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com