TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veículos aéreos não tripulados

Resenha: Veículos aéreos não tripulados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Segundo os integrantes do Grupo de Análise de segurança – GAS, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitados Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Vitor Hugo Furtado, Ricardo Alexandre Veiga Gimenes, João Batista Camargo Júnior e Jorge Rady de Almeida Júnior, Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT):

[...] é um termo genérico que identifica uma aeronave que pode voar sem tripulação, normalmente projetada para operar em situações perigosas e repetitivas em regiões consideradas hostis ou de difícil acesso. Existe uma grande diversidade de tipos de VANTs, muitos deles ganhando ênfase na esfera civil e tornando-se uma opção válida no cenário comercial atual. (2008, p.506).

Nos dias atuais os veículos aéreos não tripulados já são utilizados pelo governo brasileiro para diversos fins que não apenas pela força aérea como tática e treinamentos de guerra, mas também pela defesa civil, como exemplo, a do Estado do Rio de Janeiro, que, como consta em reportagem extraída no website oficial da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em 31/1/2013, “Defesa Civil do Rio usa veículo aéreo não tripulado para avaliar estragos da chuva”.

O foco deste projeto é ampliar ainda mais a utilização deste tipo de veiculo, utilizando-o (após algumas adaptações) para monitorar as praias do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivo

Este projeto tem como objetivo propor um sistema que consiste em um veículo aéreo não tripulado capaz de monitorar e inspecionar as orlas cariocas, de forma que possa informar aos órgãos responsáveis (corpo de bombeiros, policia militar e marinha) casos de afogamentos ou qualquer irregularidade no mar e na orla da praia.

Justificativa

De acordo com dados do corpo de bombeiros, no Brasil o afogamento representa a segunda maior causa de morte na faixa etária de 5 a 14 anos. Ainda segundo o corpo de bombeiros, 7.500 brasileiros morrem anualmente e 260.000 são hospitalizados, vítimas de afogamento.

Já existem sistemas de monitoramento na cidade em pontos fixos e auxilia no bom desenvolvimento do processo. No entanto, com base em análises e pesquisas e considerando que a dinâmica do tempo e dos acontecimentos requerem maior agilidade e mobilidade, é interessante introduzir veículos aéreos não tripulados nesse plano.

Com a mobilidade de um veículo aéreo não tripulado, os acontecimentos poderiam ser vistos em foco e garantir agilidade na comunicação com as entidades responsáveis, possibilitando que um helicóptero dos bombeiros seja enviado diretamente para o local onde é requisitado, evitando o desperdício de tempo e de combustível nessa patrulha.

Metodologia

Nesse projeto , será utilizado um aeromodelo com motor de combustão interna. Uma câmera de alta definição será posicionada no seu centro de massa, enviando imagens instantâneas da orla para que um técnico do centro de operações da prefeitura acione as autoridades caso identifique algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com