TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vga - Suas Conexoes

Dissertações: Vga - Suas Conexoes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

As primeiras placas de vídeo datam dos anos 60, dada a necessidade neste tempo para o começo do processamento das imagens, mas ao contrário de hoje estas placas tinham muito pouco a oferecer.

A primeira placa de vídeo doméstica chegou no ano de 1981, pelo primeiro IBM PC, chamada de MDA (Monochrome Display Adapter), ela podia apenas trabalhar em modo de texto representando apenas uma simplória escala de 25 x 80 linhas (resolução) na tela, tinha somente 4 kb de memória e trabalhava com apenas uma cor.

Ao longo dos anos, diversas placas foram surgindo, representando novos padrões de vídeo e modelos, sendo utilizadas para isso mais memória, cores e resolução, como por exemplo o padrão VGA, que foi bem aceita, sendo esta trabalhada pela ATI, Cirrus Logic e S3 (fabricantes), desta nasceu a SVGA (Super VGA) que surge com 2mb de memória, trabalhando com a resolução de 1024x768 em uma escala de 256 cores,mas ainda sim, na década de 80 estas placas ainda eram muito primitivas, ainda mais que elas não possuíam seus próprios processadores e memórias (onboard), afinal de contas, seus gráficos eram muito simples.

Se olharmos o monitor ligado bem de perto,veremos milhares de pequenos pontos acesos. Esses pontos são chamados de pixels. A resolução é o número de pixels na horizontal versus o número de pixels na vertical. A maioria dos computadores rodam na resolução de 1024 por 768 pixels (geralmente escritos como 1024x768). Aumentando o número de pixels, a qualidade da imagem cresce muito, isso porque quanto mais pixels mais detalhes podem ser mostrados.

Cada pixel pode ter uma cor diferente, e com isso a placa de vídeo quando muda a cor de cada pixel pode desenhar imagens complexas. Nos computadores de hoje em dia, é possível que um pixel consiga mudar para 32 milhões de cores diferentes. O número de cores que um pixel consegue mostrar é chamado de color depth. Os color depths mais comuns são 16, 256, 16 milhões e 32 milhões de cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com