TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigas- Todos os tipos de vigas, Para apresentação.

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  4.309 Visualizações

Página 1 de 6

PARTE HISTÓRICA

Nas civilizações pré-históricas, utilizava-se o sistema viga-pilar é considerado o primeiro dos sistemas estruturais. Simples e útil, sua ideia estabeleceu-se na cultura humana sobrevivendo à história, sendo intensamente utilizado nas construções contemporâneas. Responsável por suportar sobrecargas e o seu próprio peso sem apresentar deformações excessivas ou romper-se, a viga está sujeita à flexão, que produz tensões de compressão em sua parte superior e de tração na parte inferior. Essas tensões atingem seus valores máximos na região central da viga, sendo proporcionais ao valor do carregamento e à distância entre os pilares.

Tipo Estrutural

Podemos definir uma estrutura como um elemento ou conjunto de elementos que recebem esforços ativos e reativos, formando um sistema de equilíbrio. Fisicamente, podemos dizer que a estrutura recebe os esforços que agem e os transmite para as vinculações. Por exemplo,uma estrutura de ponte recebe carregamentos como o peso próprio,veículos etc. e os transmite aos apoios(pilares).

Sistemas Planos- VIGAS

Conceito e Utilização da Viga

Um elemento estrutural muito importante projetado para suportar diversas cargas em sua extensão, este elemento recebe o nome de viga. Estas vigas são normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resultará em esforços de cisalhamento e flexão.

A viga é um elemento estrutural de uma edificação. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.

Elementos obrigatórios no dimensionamento de estruturas simples ou complexas, as vigas possuem diferentes formas de seção, denominadas perfis. Os perfis mais utilizados são o perfil em "I" e o perfil em "T", existindo ainda o perfil em "U" e em "L". Para sabermos o peso que pode ser aplicado em uma determinada viga, devemos fazer o cálculo das Tensões de Cisalhamento (Esforços cortantes). Quando se efetua o dimensionamento de uma viga, seja de qualquer material como aço, madeira ou concreto, duas fases são definidas distintamente. A primeira fase é o cálculo dos esforços da estrutura, ou seja, o cálculo de momentos flexores e forças cortantes, ao qual a viga esta submetida aos vários tipos de carregamento. A segunda fase é o dimensionamento da peça propriamente dito, onde são verificadas quais as dimensões necessárias da peça estrutural, que irá resistir aos esforços solicitados.

Inseridas na horizontal, elas distribuem o peso das lajes e conferem resistência e estabilidade à construção. Muitas vezes, apresentam pilares em suas extremidades, e são conhecidas como vigas bi apoiadas. Em alguns casos, há continuação da viga após o pilar mais extremo de apoio, que gera um trecho com somente um apoio denominado balanço.

A execução é semelhante a dos pilares, porém devem estar posicionadas de acordo com o especificado no projeto arquitetônico para que fiquem embutidas na alvenaria. A fôrma pode ser feita isolada ou simultaneamente à alvenaria. A retirada é realizada após, em média, 28 dias da concretagem. "O concreto usinado é a melhor opção para agilizar essa etapa da obra. Se for produzido na obra, use uma betoneira elétrica e busque a orientação do responsável técnico para indicar a dosagem necessária e fiscalizar a mistura".

TIPOS DE VIGAS-

Vigas de aço em I

O tipo de viga para construção mais conhecido é a viga em I, assim chamada por causa da sua forma quando vista de lado, lembrando a letra "I" maiúscula. Essas vigas são normalmente usadas na construção comercial, desde os arranha-céus a estádios de futebol, mas também podem ser usadas na construção residencial.

[pic 1]

Caibros

Os caibros servem de apoio para outras vigas de suporte na construção residencial. As outras vigas ramificam-se a partir do caibro no mesmo ângulo. Os caibros são elementos cruciais da maioria dos telhados das casas.

[pic 2]

Viga "Fitch"

A viga "Fitch" é uma combinação de camadas de madeira e metal, normalmente aço, dispostas umas em cima das outras. As partes de madeira permitem que as vigas sejam pregadas às outras estruturas, enquanto que as partes metálicas lhes dão mais força e capacidade de suportar peso. Outra vantagem dessas vigas é que são mais baratas que as vigas construídas só de metal.

[pic 3]

Vigas de madeira laminada

As vigas de madeira laminada são feitas colocando-se várias peças de madeira umas em cima das outras. Essa madeira tem quase sempre pelo menos 5 cm de espessura. Esse tipo de viga é muito usado nos edifícios públicos.

[pic 4]

Vigas de madeira laminada colada

Estas vigas são semelhantes em conceito com as vigas de madeira laminada. São feitas de peças de compensado com cerca de 4,5 cm de espessura. São, às vezes, usadas para suportar as paredes exteriores dos edifícios exteriores dos edifícios.

Vigas caixa

As vigas caixa são feitas pegando num pedaço de compensado e pregando e/ou colando dois pedaços de madeira de 2 por 4 ou 2 por 6, criando, no fundo, uma estrutura longa em forma de caixa.

[pic 5]

Vigas de madeira

As vigas de madeira são a forma mais básica e antiga de viga que existe. Elas são simplesmente feitas de um tronco ou de uma árvore cortada, e são usadas nas casas de madeira tradicionais bem como em construções do tipo "post-and-beam".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (488.9 Kb)   docx (380 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com