TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigas E Pilares

Casos: Vigas E Pilares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 7

VIGA

Peça estrutural, linear, sujeita principalmente a esforços de flexão.

A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.

Inseridas na horizontal, elas distribuem o peso das lajes e conferem resistência e estabilidade à construção. Muitas vezes, apresentam pilares em suas extremidades, e são conhecidas como vigas bi-apoiadas. Em alguns casos, há continuação da viga após o pilar mais extremo de apoio, que gera um trecho com somente um apoio denominado balanço.

A execução é semelhante a dos pilares, porém devem estar posicionadas de acordo com o especificado no projeto arquitetônico para que fiquem embutidas na alvenaria. A fôrma pode ser feita isolada ou simultaneamente à alvenaria. A retirada é realizada após, em média, 28 dias da concretagem. "O concreto usinado é a melhor opção para agilizar essa etapa da obra. Se for produzido na obra, use uma betoneira elétrica e busque a orientação do responsável técnico para indicar a dosagem necessária e fiscalizar a mistura", recomenda o arquiteto.

Tipos básicos

As edificações basicamente apresentam três tipos de vigas, que diferem na forma como são ligados aos seus apoios. Portanto, classificam-se em:

Viga em balanço ou em console: é uma viga de edificação com um só apoio. Toda a carga recebida é transmida a um único ponto de fixação.

Viga biapoiada ou simplesmente apoiada: diz-se das vigas com dois apoios, que podem ser simples e/ou engastados, gerando-se vigas do tipo simplesmente apoiadas, vigas com apoio simples e engaste, vigas biengastadas.

Viga contínua: diz-se da viga com múltiplos apoios

http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/15/02/2009/o-que-e-viga/

http://portal.casadois.com.br/materias.php?id_materia=1334339536

http://pt.wikipedia.org/wiki/Viga

IMAGENS

PILAR

Elemento que faz parte da estrutura de uma construção, colocado na vertical, executado normalmente em betão armado.

Eles recebem as cargas das lajes e vigas. A localização não deve interferir na arquitetura e atender a melhor modulação de forma a atingir todos os pavimentos. "Caso não sejam construídos de forma correta, podem ocasionar trincas e até mesmo o desmoronamento parcial ou total da casa", alerta o profissional paulistano.

Com a posição determinada, as armações são inseridas seguindo o projeto de fundações. Na lista dos materiais mais usados estão areia, pedra britada, concreto usinado, aço em barras e madeira para as fôrmas. Durante a execução entram em cena barras verticais de aço e estribos, com bitolas determinadas no projeto estrutural.

No próximo passo a armação da coluna é montada com ferros mais conhecidos como arranques, presos com arames de aço. Realizada essa etapa, fôrmas são utilizadas para a concretagem. A mais usada é a de madeira, retirada após a cura do concreto. Porém, se a escolha for pelas feitas juntamente à alvenaria, o cuidado deve ser redobrado para armação, prumos, espaçamento entre a alvenaria e armaduras da estrutura. Um trabalho mal realizado resultará em sérios problemas.

Classificação

Pilar Curto

Os pilares curtos têm esta denominação não por que sejam pequenos, "baixos", mas sim por que não sofrem o efeito da flambagem.

Pilar Longo

Os pilares longos têm esta denominação não por que sejam grandes, "altos', mas sim por que sofrem o efeito de flambagem.

http://www.engenhariacivil.com/dicionario/pilar

http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte03/Mod22/Curso1Mod22-06.htm

IMAGENS

CURIOSIDADES:

1.1- Em lajes e vigas em balanço, a armadura principal de flexão é negativa, isto é, colocada próxima à face superior para absorver os esforços de tração. Observamos que após a concretagem da peça, a retirada das formas, escoramentos ou cimbramentos deve ser iniciada próxima à extremidade livre do balanço e avançar em direção ao apoio, pois do contrário a peça fica bi-apoiada e sujeita a uma flexão positiva, e não contando com a armadura adequada na face inferior para os esforços de tração que aí aparecem, pode romper-se bruscamente.

1.3- Quando as tubulações elétricas e hidráulicas atravessam vigas, devem fazê-lo abaixo da linha neutra na região central da viga, e acima da linha neutra na região próxima aos apoios intermediários, isto é, sempre na região tracionada da seção da viga.

Nestas regiões, localizadas através do diagrama de momentos fletores, conta-se apenas com a colaboração da resistência do aço, podendo-se colocar as tubulações no espaço ocupado pelo concreto.

1.20- APOIANDO LAJE PRÉ-MOLDADA EM ALVENARIA

Uma boa solução para apoiar laje pré-moldada diretamente em alvenarias. A cinta criada irá absorver os momentos negativos, sendo que os esforços de tração ficam por conta da armadura negativa colocada na capa de concreto, e os esforços de compressão ficam por conta do concreto da cinta, que ocupa o espaço das lajotas.

Referencias: http://civilnet.com.br/ENGCIVIL-DICAS.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com