TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

World Class Manufacturing

Por:   •  10/9/2016  •  Artigo  •  5.530 Palavras (23 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 23

CONDIÇÕES PARA APLICAÇÃO DO WCM (Manufatura de Classe Mundial)

CONDITIONS FOR APPLICATION OF WCM (World Class Manufacturing)

Alisson Denis Nogueira 1

Anderson Willian de Araujo 2

Marcos André Siqueira Santiago 3

RESUMO

WCM é um sistema de manufatura de classe mundial que envolve várias ferramentas da qualidade e produção, é referência ao desempenho alcançado pelas melhores organizações mundiais. O WCM surgiu no sistema de "produção enxuta", o mundialmente conhecido Sistema Toyota de Produção, em um comparativo com a produção em massa consiste em um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador, um sistema apto e adaptável a enfrentar com mais excelência o mercado atual, em constante mudança. O WCM, estruturado por Yamashina, é composto por dez pilares técnicos, e cada pilar tem sua função específica, são eles: Safety (SAF), Logistics (LOG), Cost Deployment (CD), Focused Improvement (FI), Quality Control (QC), Autonomous Maintenance & Workplace Organization (AM & WO), Professional Maintenance (PM), Early Product & Equipment Management (EPM & EEM), People Development (PD), Environment (ENV). Cada pilar tem como objetivo um determinado foco, porém todos os pilares são interligados, assim, trabalhando todos em conjunto para obter um resultado considerável em questões de lucros, análises de custo-benefício, eliminação de erros, melhoria na qualidade do produto e a satisfação do cliente. Cada pilar consiste de 7 passos do WCM, que são metas prescritas por cada pilar e que implica como cada um deve abordar cada tipo de problema, quais ferramentas utilizar e como agir em determinada etapa do processo.

Palavras-chave: Manufatura de Classe Mundial, Pilares, Ferramentas.

ABSTRACT

WCM is a system of world-class manufacturing that involves many quality and production tools, is referring to the performance achieved by the best global organizations. The WCM system emerged in the "lean production", the world-renowned Toyota Production System, in a comparison with the mass production consists of a production system more efficient, flexible, agile, innovative and adaptive system able to cope excellence over the current market, constantly changing. The WCM, structured by Yamashina, consists of ten technical pillars and each pillar has its specific function, they are: Safety (SAF), Logistics (LOG), Cost Deployment (CD), Focused Improvement (FI), Quality Control (QC), Autonomous Maintenance & Workplace Organization (AM & WO), Professional Maintenance (PM), Early Equipment & Product Management (EPM & EEM), People Development (PD), Environment (ENV). Each pillar is aimed at a particular focus, but all the pillars are interconnected, so everyone works together to get a result in considerable issues profits, cost-effective, errors eliminating, improving product quality and satisfaction of the customer. Each pillar consists of 7 steps WCM, which are prescribed goals for each pillar and implies how each should address each type of problem, which tools to use and how to act in a certain stage of the process.

Keywords: World Class Manufacturing, Pillars, Tools.

1 INTRODUÇÃO

Almeja-se com este artigo mostrar a importância do World Class Manufacturing dentro das organizações, independente de seu porte. Um aproveitamento de recursos adequado significa redução de custos, aumento de produtividade, maior interação e satisfação entre os colaboradores e clientes.

Os primeiros registros do termo WCM foram de Richard Schonberger, que introduziu diversas técnicas de produção, como o just-in-time, nos EUA. Escreveu o livro "World Class Manufacturing: The Lessons of Simplicity Applied", resultado de suas experiências no país norte americano. Mas, o sistema estruturado de gestão metodológico, inicialmente formado para o Grupo Fiat, deve-se inteiramente sua criação ao Dr. Hajime Yamashina, um dos maiores estudiosos do TPS, segundo Martins (2011).

O WCM é um sistema de gestão integrado que visa em sumo à redução de custos e a otimização da Qualidade, Logística, Produtividade e Manutenção em níveis de classe mundial. Essa gestão é feita a partir de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas que se baseiam em três elementos essenciais: envolvimento das pessoas e respectivo desenvolvimento de suas competências; utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriados para as ineficiências do processo; e combate sistemático a cada desperdício e perda existente em toda a cadeia (cliente-fornecedor-fornecedores). A manufatura de classe mundial depende de uma gestão mista, ao invés de dominação por um grupo separado dos gestores. Para alcançar o status de classe mundial, as empresas devem alterar os procedimentos e conceitos, que por sua vez leva à reformulação das relações entre fornecedores, compradores, produtores e clientes. Reconhecendo a dificuldade inerente a tais mudanças, pode-se salientar que o envolvimento dos trabalhadores e interação, tanto no chão de fábrica como no processo de gestão, é a chave. Desconfie de quem vê melhoria em termos de modernização do equipamento, fazer uso máximo de pessoas e máquinas atual é a primeira prioridade da empresa, automação, se necessário, deve vir mais tarde.

World Class Manufacturing visa orientar organizações inovadoras para a excelência em fabricação, isso vai desde conhecer o cliente a reduzir o número de fornecedores, reduzindo assim o erro na produção, e com uma visibilidade mais densa do processo pode-se decidir quando e como automatizar. É estabelecido como objetivo geral desenvolver, em um nível de excelência mundial, o desempenho operativo da empresa para alcançar a competitividade de Classe Mundial.

O nível de cada empresa é avaliado pela profundidade de aplicação do método e pelo processo de expansão. A certificação do WCM é realizada com base em auditorias. Segundo Slack (1999), as empresas de classe mundial, estão sempre em busca de melhorar seus processos operacionais, a fim de serem competitivas, evitar desperdícios, baixar os custos produtivos, melhorar a qualidade e eficiência na entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (634.5 Kb)   docx (289.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com