TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Tese: ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA.

TECNOLOGIA EM LOGISTICA.

ÉTICA NA GESTÃO

EMPRESARIAL.

MAPA CONCEITUAL

ADRIANA DA SILVA LEODÉRIO - RA 355130

HELLEN - RA 000000

JEAN CARLO FERREIRA DOS SANTOS - - RA 375221

PETERSON GONZAGA DIAS - RA 380997

SAYURI AHAGON BAEZ - RA 375653

ROGÉRIO FONTES BAZAN - RA 376759

PROFº: DANTE BONETTI DE FREITA

TRÊS LAGOAS-MS

JUNHO/2012

Atividade Prática Supervisionada

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para avaliação da Disciplina: Ética Na Gestão Empresarial.

INTRODUÇÃO.

A Ética é parte essencial da consciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade, que forma a cultura.

Temos a certeza de que a Ética está ligada aos valores e a boa educação de um cidadão, e não somente a princípios ditados pela sociedade.

A Ética e a Verdade são a essência da consciência Humana. Não há como sermos indiferentes a essa realidade.

Dentro de nossas organizações a Ética e a Moral devem estar presentes em todo momento, a fim de trazer competência e coerência.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra que está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando à dignidade humana e a construção do bem- estar no contexto sócio- cultural onde exerce sua profissão. Quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.

Sendo assim, a Ética é inerente à vida, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

MAPA CONCEITUAL.

ATÉ QUE PONTO UM GESTOR PRECISA COMPREENDER A ÉTICA E SEUS PRINCÍPIOS COMO NORTEADOR DAS AÇÕES QUE DIFERENCIAM NO MERCADO DE TRABALHO?

A ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo.

Observa-se que a prática da ética nas organizações, por caminhos formais ou informais, instala-se por referências ideais de comportamentos e procedimentos que servem de guia, modelo e exemplo de ações ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas.

Na manutenção de um código de ética é necessário que se tenham os guardiões que, em geral, compõem o Conselho de Ética e têm por objetivo: analisar os casos discrepantes ou não descritos e auxiliar na identificação das necessidades de revisão dos itens existentes, sugerindo acréscimos ou mudanças.

Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas. Na manutenção, o risco é não manter este código atual e aderente à cultura organizacional da empresa.

Os princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças.

A ética em uma organização, seja ela empresarial ou governamental, deve ser pautada pelos mesmos princípios. Qualquer ação e ou decisão, coletiva ou pessoal, não pode prescindir de um comportamento ético, já que os códigos de conduta devem ser uma ferramenta de gestão para estabelecer e articular os valores corporativos, as responsabilidades sociais, e as obrigações da organização que, em última análise, vão definir a forma como atua para atingir os fins coletivos a que se propõe.

A Gestão em Logística é decorrente da crescente competitividade e globalização da economia, e incorporou a prática organizacional ao conceito de competência, como suporte do modelo gerencial de pessoas. O modelo de gestão estratégica de logística é norteado pelos princípios de incentivos, valorização ao desenvolvimento e comprometimento das pessoas com a contrapartida da elevação crescente dos resultados.

CONCEITOS DE: ÉTICA, MORAL E LEI.

O QUE É ÉTICA?

O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com