TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Artigos Científicos: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Ética Empresarial

A Ética surgiu da necessidade de se estabelecer normas e regras de conduta , podendo ter vários significados .Segundo Ferrel , Fralderich e Ferrel (2001, p.67), dentre eles temos os seguintes : natureza e fundamentos da moralidade , esta entendida como juízo moral , padrões e regras de conduta , estudo e filosofia da conduta humana , para se determinar o que é certo ou errado , a conduta de membros de uma profissão .

Logo, os princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios significam a ética empresarial .

Normalmente os stakeholders é que determinam se um comportamento especifico é certo ou errado, ética antiética.

Normalmente, as questões éticas surgem de conflitos, nos quais gerentes e funcionários sofrem efeitos de tensão entre suas convicções pessoais e as responsabilidades assumidas para com a organização em que trabalham.

Os conflitos comuns ocorrem, principalmente, quando são descobertas as infrações de natureza ética, tais como mentiras, furtos, assedio sexual e moral.

Muitas empresas exigem dos funcionários um comportamento que estimula conduta, por meio de pressões para vender mais, cumprir metas etc. A ética pessoal e a profissional não devem ser separadas .

Se uma empresa não é ética e o funcionário possui comportamentos éticos deve considerar se a empresa é adequada para que ele siga uma carreira.

A Responsabilidade Social e a Ética

Muitas vezes, utilizamos os termos responsabilidade social e éticos como sinônimos , mas eles possuem significados diferentes.

Enquanto a ética tem ver com a conduta de indivíduos, a responsabilidade social consiste na obrigação da empresa de proporcionar o máximo positivo aos stakeholders , enquanto diminui os impactos negativos.

Existe uma hierarquia da responsabilidade .

Filantrópico :Responsabilidade Social.

Devolver á sociedade o que dela foi recebido.

Economia: Maximizar para o stakeholder a riqueza e ou valor.

Ética: Seguir padrões de conduta aceitável e definida.

Legais: Cumprir as leis dos governos.

O processo de Tomada de decisões éticas

Precisamos compreender como ocorre o processo de tomada de decisões éticas na empresa.Para tanto, existem modelos adotados por filósofos que se resumem no estudo da gravidade da questão ética, nos fatores individuais e na cultura da empresa.

A ênfase dada á questão reflete a sensibilidade ética das pessoas ou grupos de trabalho e da inicio a tomada de decisão,

As pessoas tem atitudes diferentes em situações semelhantes que envolvem ética, porque se encontram em estágios diferentes ao desenvolvimento cognitivo moral.

A cultura e a ética

Tudo o que há ao nosso redor, criado pelos humanos tangível ou não, como língua,religião,leis,políticas,tecnologia,educação,organização social,valores gerais e padrões éticos constitui a cultura. Os comportamentos e metas desejados pela empresa devem ser definidos de maneira clara.Se a conduta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com