TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тipos de virtualização

Artigo: Тipos de virtualização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Virtualização

Virtualização é uma ferramenta que permite que um sistema operacional ou um aplicativo seja rodado dentro de outro sistema. Os benefícios da virtualização incluem a redução de custos, segurança e confiabilidade, a possibilidade de maior controle dos ambientes e facilidade para migração. Existem quatro tipos de virtualização, virtualização de hardware, da apresentação, de aplicativos, e de perfil.

Virtualização de Hardware

Consiste em rodar vários sistemas operacionais em uma maquina, isso é possível com o uso de maquinas virtuais (virtual machine). Podemos entender a virtualização de hardware como um sistema operacional rodando dentro de uma maquina virtual executada por uma maquina física.

As principais vantagens da adoção dessa tecnologia estão entre usuários e servidores. No caso dos usuários a vantagem está na eliminação de incompatibilidade entre sistemas operacionais e aplicativos. Sendo assim, caso eu queira utilizar um aplicativo que não é compatível com o sistema operacional da minha máquina, basta instalá-lo em uma maquina virtual com sistema compatível. Em relação aos servidores o uso da virtualização permite diminuir os gastos com equipamento, mão de obra e energia, pois da a possibilidade de distribuir os processos entre um número menor de máquinas físicas ao invés de se ter vários subservidores.

Virtualização da apresentação

A virtualização da apresentação consiste no usuário ter acesso a um ambiente sem possuir contato físico. Isso propicia a utilização de aplicativos ou sistema operacional de qualquer lugar no planeta. Desse modo os recursos tecnológicos são otimizados com o intuito de aprimorar e facilitar as tarefas, podendo um sistemas ser utilizado por vários usuários simultaneamente.

Virtualização de Aplicativos

É a habilidade de instalar e utilizar um aplicativo em um ambiente virtualizado no desktop do usuário, empacotando o aplicativo e suas configurações em um arquivo executável. Sendo assim o usuário pode ter acesso ao aplicativo sem a necessidade dele estar instalado em sua maquina física. Isso torna a aplicação independente dos componentes do sistema operacional e protege o computador.

Virtualização de perfil

A virtualização de perfil permite ao usuário ter os documentos e perfis independentes da maquina em que ele trabalha. O usuário poderá mudar de maquina dentro de um mesmo domínio sem perder seu perfil, configurações, etc. Dessa maneira também é possível fazer a realocação do perfil em outra maquina em casos de problemas com o equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com