TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPLEMENTAÇÃO DE REDE FUNCIONAL PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Por:   •  19/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Cursos Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

PIM IV: IMPLEMENTAÇÃO DE REDE FUNCIONAL PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

São Paulo
2017

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV
Cursos Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

PROJETO: IMPLEMENTAÇÃO DE REDE FUNCIONAL PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Adolfo Luiz Decrescenzo

RA: 1737540

Sandro Cunha Garcez

RA: 1741065

Rafael Pereira Marques

RA: 1732583

Jefferson Conceição Saldanha

RA: 1732115

Rodrigo Floriani

RA: 1743874

Renato Figueiredo

RA: 1742976

Curso: Rede de Computadores

Semestre: 2


São Paulo
2017

RESUMO

A empresa PIM IV Soluções Tecnológicas, foi escolhida para uma tarefa de ordem voluntária: implementar uma infraestrutura de rede funcional para uma biblioteca comunitária que será inaugurada em breve, localizada na periferia de uma grande cidade, que recebe doações da população em geral. A metodologia utilizada nesse PIM IV baseou-se em pesquisas bibliográficas e no conteúdo apresentado nas disciplinas de Cabeamento Estruturado, Redes de Dados e Comunicação e Arquitetura de Redes. Este projeto deverá ser dimensionado de tal forma que atenda todas as normas técnicas e funcionalidades referente ao ambiente onde será implantado, tais como a normativa NBR ISO 14565 EIA/TIA 568, além de conter toda a documentação do projeto e plantas.

Palavras-chave: Biblioteca Comunitária. Catalogação. Infraestrutura de Redes. Rede Estruturada. Cabeamento. Arquitetura. Redes de Comunicação.


ABSTRACT

The company PIM IV Soluções Tecnológicas was chosen for a voluntary task: to implement a functional network infrastructure for a community library that will be inaugurated soon, located on the outskirts of a large city, which receives donations from the general population. The methodology used in this PIM IV was based on bibliographic research and content presented in the disciplines of Structured Cabling, Data Networks and Communication and Network Architecture. This project should be designed in such a way that it meets all the technical standards and functionalities related to the environment in which it will be implemented, such as the NBR ISO 14565 EIA / TIA 568 standard, as well as containing all project documentation and plans.

Keywords: Community Library. Cataloguing. Network Infrastructure. Structured Network. Cabling. Architecture. Communication Networks.

Sumário

1. Introdução        6

2.Cabeamento Estruturado        7

    2.1 Área de Trabalho ............................................................................................................. 8

    2.2 Sala de Equipamentos ..................................................................................................... 8

    2.3 Armário de Telecomunicações ........................................................................................ 9

3 Arquitetura de Rede        10

3.1 Topologia Fisica        10

3.2 Topologia Lógica        10

    3.3 Planta Baixa ................................................................................................................. 11

4 Conclusão ............................................................................................................................ 12

5 Referências .......................................................................................................................... 13


1 INTRODUÇÃO

        

O objetivo deste trabalho é montar um projeto de cabeamento estruturado para a Biblioteca comunitária, tratando apenas da estrutura física a fim de criar, integrar, organizar e flexibilizar a rede da biblioteca.

 A maior motivação deste trabalho deve-se ao fato de que a tecnologia de

Cabeamento Estruturado, envolvendo os aspectos básicos de telecomunicações, está ocupando atualmente, em todo o mundo, um espaço muito significativo.

 O avanço da tecnologia de cabeamento proporciona o crescimento e melhor qualidade na transferência de dados como serviços de voz, e imagem.

 O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado surgiu como resposta a este avanço das telecomunicações, Com isso a empresa PIM IV, após ser designada fez um estudo da descrição do cenário juntamente com a pesquisa e análise dos elementos básicos e essenciais para esse projeto, levando em conta a importância, de cunho social, educativo e informativo, que esse projeto tem para a população que será atendida nessa biblioteca, trazendo conhecimento, informação e proporcionando qualidade no que diz respeito a topologia física.

  O planejamento de cabeamento estruturado compreende todos os computadores deste ambiente dentro da normativa NBR ISO 14565 EIA/TIA 568 que utilizará desde cabos UTP e conectores RJ45 (Camada Fisica) há Switches, Roteadores (Camada de Enlace) a fim de conferir maior organização, segurança, otimização de recursos e fácil gerenciamento com um conceito de conectividade com a internet usando as melhores práticas do mercado.

A metodologia aqui utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas em dicionário e na internet além do conteúdo contido nas disciplinas de Redes de Dados e comunicação, Cabeamento estruturado e Arquitetura de Redes.

2. CABEAMENTO ESTRUTURADO

Descrição do Cenário

 A empresa Soluções Tecnológicas PIM IV foi indicada para uma tarefa de ordem voluntária, a elaboração de um sistema de cabeamento estruturado que atenda aos requisitos das normas NBR ISO 14565 EIA/TIA 568.

Esse projeto deve estar alinhado e direcionado com as necessidades de estruturação da biblioteca.

 A ideia básica do planejamento de cabeamento estruturado é fornecer ao ambiente de trabalho um projeto detalhado e personalizado de acordo com as necessidades da empresa e que ofereça um sistema adequado para evitar problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (442 Kb)   docx (715.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com