TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Biblioteca do Povo

Por:   •  13/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Biblioteca do povo

Unip Interativa – Polo Itaquera

2018

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Biblioteca do povo

Nome: Fabiano Lopes Gois

R.A: 1863051

Curso: Redes de computadores

Semestre: 2° Semestre

Unip Interativa – Polo Itaquera

2018


Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma infraestrutura de rede que foi montada para uma biblioteca, mostrando como foi feita a montagem e a distribuição de rede para cada uma das maquinas.

A biblioteca é localizada em uma periferia na região da zona leste São Paulo, com o intuito de dar mais oportunidade e conhecimento as pessoas que não tem oportunidade ou aptidão pela leitura, pelo fato da maioria das bibliotecas  fazem cobranças de mensalidade para serem cadastradas.

Então foi criada a biblioteca voluntaria que não conta com nenhuma cobrança para fazer o cadastro, assim tendo acesso a todo o acervo da biblioteca, com conteúdos de diversas categorias, de livros para estudos até historias em quadrinhos, terá algumas maquinas que foram doadas, onde terá acesso a internet para aumentar o conhecimento das pessoas, e ter mais contato com a tecnologia.

Palavras-chave:


Abstract

The objective of this work is to present a network infrastructure that was set up for a library, showing how the assembly and network distribution was done for each of the machines.

The library is located on the outskirts of the eastern zone of São Paulo, with the purpose of giving more opportunity and knowledge to people who do not have the opportunity or ability to read, since most libraries charge monthly fees to be registered.

Then the volunteer library was created, which does not have any collection fees, so access to the entire collection of the library, with contents from several categories, from books to studies to comic books, will have some machines that were donated, where will have access to the internet to increase people's knowledge, and have more contact with technology.

Key-words:


SUMARIO

Sumário

1.        INTRODUÇAO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        Topologia        6

2.2        Planta baixa        7

2.3        Cabo utilizado        7

2.3.1        Conector        8

2.4        NBR ISO  14565        8

2.5        Norma EIA/TIA 568        9

2.5.1        EIA/TIA 568A        9

2.5.2        EIA/TIA 568B        9

2.6        Planejamento de endereçamento IP/V4        10

2.6.1        Lógica de implantação        11

2.7        Configuração dos computadores das bancadas        11

2.7.1        Configuração do servidor        12

2.7.2        Rack de dispositivo de telecomunicação        13

2.8        Conclusão        14

2.9        Referencias        14

  1. INTRODUÇAO

Neste trabalho vai ser apresentado uma biblioteca voluntaria que se encontra em uma periferia na região da zona leste de São Paulo, ela sera inaugurada  05/12/2018 com fins para dar mais oportunidade de conhecimento para pessoas que não tem condição financeira de pagar mensalidade de bibliotecas particulares.

Para a implantação dessa biblioteca foram feitas algumas pesquisas, que consistia em saber a quantidade de pessoas que tinham vontade de ter algum lugar perto delas onde incentivasse a leitura e alguma forma de ajudar em pesquisas escolares, ajudando as crianças e adultos.

Foram arrecadados 30 computadores de doação para ser criada uma sala de informática, onde as pessoas terão acesso à internet para fazerem pesquisas, trabalhos, fazer download de arquivos e também como forma de entretenimento.

A sala de informática terá a metragem de 6m x 6m, dando no total de 36 metros quadrados, onde serão implantados os 30 computadores em 3 bancadas enfileiradas, com 3 bancadas, contendo 5 mesas de um lado da bancada e mais 5 no outro lado.

Terá um rack de ativos de telecomunicação, para fazer a distribuição de internet entre os hosts, montando uma topologia que se adequa mais ao ambiente que foi proposto, de acordo com a normativa NBR ISO 14565 EIA/TIA 568, o planejamento de endereçamento será IPV/4.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Topologia

A topologia escolhida para fazer a implantação da rede na sala de informática foi a topologia estrela.

[pic 1]

Nesta topologia os computadores estão ligados por meio de vários cabos a um único dispositivo de comunicação central, que pode ser um hub ou um switch.

Topologia Estrela

Vantagens

Desvantagens

Fácil de modificar e acrescentar novos computadores.

Se o ponto centralizado falha, a rede falha.

Monitoração e gerenciamento centralizado.

Falha em um dos computadores não afeta o restante da rede.

  1. Planta baixa

Abaixo se encontra a planta baixa da sala informática da biblioteca, nela contem 30 computadores e um rack de ativos de rede de telecomunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (415.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com