TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo Estatística

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Definindo Estatística:

Ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões.

Divisão da Estatística:

a)Estatística Descritiva: Preocupa-se com os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a sua interpretação. Ex: Rol, tabelas, gráficos, medidas descritivas.

b)Estatística Indutiva ou Inferencial: Visa tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Ex: Intervalo de confiança/testes estatísticos.

Aplicações da Estatística

A estatística é uma ciência de múltiplas aplicações e de fundamental importância no campo da investigação científica, sendo de utilização cada vez mais acentuada em qualquer atividade profissional. Sua aplicação é voltada para pesquisas, organização de relatórios/palestras e tomadas de decisão.

Exemplos:

 na indústria - controle de qualidade

 na biologia - teoria da hereditariedade genética

 na economia - pesquisa de mercado

 no serviço social – indicadores sociais

 na empresa – tomadas de decisão, controle de estoque.

População/ Amostra

População é o conjunto de todos os elementos que tem alguma característica em comum. É o universo.

Ex. fazer uma pesquisa entre os alunos das escolas da educação básica, precisamos definir quais são os alunos que formam o universo: os que atualmente estão no colégio ou devemos incluir os que já passaram pela escola? A solução do problema depende de cada caso em particular. Na maioria das vezes, por impossibilidade ou inviabilidade econômica ou temporal, limitamos a pesquisa a apenas uma parte da população. A essa parte proveniente da população em estudo denominamos amostra.

Definimos então como amostra um subconjunto da população, compatível com ela.

Uma amostra é extraída de uma população por meio de métodos adequados que constituem uma especialidade da estatística chamada amostragem.

Em geral, o levantamento da população é muito oneroso ou pode até ser impossível, porém uma amostra é sempre possível de ser obtida e, a partir desta, podemos inferir resultados acerca da população.

Parâmetros

São medidas estatísticas obtidas com base na população.

x = média aritmética

s =

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com