TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo Cultura

Artigos Científicos: Definindo Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 2

Depois de ler o material “Antropologia”, pude chegar a conclusão que ‘Cultura” é muito mais complexo do que eu poderia imaginar. As definições são muito abrangentes e mostram que cultura pode ser qualquer coisa que mova, influencie, diferencie, caracterize uma sociedade e/ou um grupo social.

Qualquer pessoa pode afirmar que tem cultura em si, já que qualquer tipo de aprendizado e ideia, por mais ínfima que seja, faz parte da cultura particular da pessoa. Somos criados em uma sociedade onde o próprio método de educação e ensinamentos comportamentais que recebemos desde crianças fazem parte e formam nossa cultura.

Cultura pode ser analisada dentro de vários enfoques, como ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos. Ou seja? Cultura é um vasto território de explicações, definições e ideias que pertencem única e exclusivamente a cada pessoa ou grupo social onde vivem.

E ainda depois de todas essas definições, existe a “Aculturação” que é a junção de duas ou mais culturas diferentes, onde causam mudanças nos dois tipos de culturas unidos. Como a formação de nossa própria cultura brasileira, que foi formada de uma mistura entre a cultura europeia, indígena e africana.

Em um resumo geral, depois de lermos e analisarmos o material aqui resumido, chegamos a conclusão que cultura para nós é aquilo onde somos criados, nossas ideias, jeito de pensar e agir. Outros diversos tipos de cultura existem pelo mundo, e cabe a nós vermos e respeitarmos a cultura diferente da nossa, assim como cabe á outra parte fazer o mesmo, para dessa forma não cairmos no lamentável etnocentrismo, devemos cada vez mais, em todas as partes do mundo trazermos a prática do relativismo cultural para nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com