TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Estatística Descritiva

Quando descrevemos um conjunto de dados devemos considerar algumas características como o centro, a variabilidade(amplitude) e a forma .Definimos distribuição de freqüência como uma tabela que mostra classes ou intervalos das entradas de dados com uma contagem de número de entradas em cada classe.

Cada classe tem um limite inferior de classe, sendo o menor número pertencente à classe, e um limite superior de classe, que por sua vez é o maior número pertencente. Á largura de classe é a distância entre os limites inferiores (superiores) de suas classes, já a amplitude é a diferença entre as entradas de dados máximas e mínimas.

Também podendo ser chamado de marca de classe, o ponto médio de uma classe é a soma dos limites inferiores e superiores da classe dividida por dois. A freqüência relativa de uma classe é a porcentagem de dados que está em determinada classe, a freqüência acumulada é a soma da freqüência para aquela classe e todas as anteriores.

Se falando em gráficos, podemos usar vários tipos, um histograma de freqüência, um polígono de freqüência, gráfico de freqüência acumulada ou ogiva, dentre outros.

As medidas de tendência central são media, mediana e moda, a media é encontrada através de fórmula, a mediana é um valor encontrado no meio dos dados quando eles estão ordenados e a moda é dada pelo valor que mais se repete no conjunto de dados. Podemos saber a través de formulas o desvio, a variação populacional e o desvio padrão.

Saber como as estatísticas são calculadas pode nos ajudar a questionar o seu resultado e nos mostrar se ele realmente está correto, pois podem ter abusos ou erros no resultado apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com