Estatística descritiva
Por: Odaiir Allves • 10/11/2015 • Relatório de pesquisa • 972 Palavras (4 Páginas) • 627 Visualizações
Introdução
A estatística é um ramo da matemática aplicada, que tem por finalidade em obter informações sobre os verdadeiros parâmetros do universo. Hoje em dia ela é indispensável para tomada de decisões, tais como: social, econômico e político.
A estatística descritiva tem como por objetivo descrever e analisar determinada população. Nela temos a coleta, organização e descrição dos dados. Ela não faz previsão sobre os parâmetros e sim só descreve os dados da amostra.
Estatística Descritiva.
Neto (1997) A estatística descritiva é uma ciência que se empenha em coletar, organizar, analisar, apresentar e interpretar dados numéricos com o objetivo de tomar as melhores decisões. Esse ramo tem por função fazer a coleta através de um questionário, após é feita uma organização nos resultados e por fim é apresentado em forma de tabelas e gráficos. Visa proporcionar, entretanto, relatórios que apresentem informações sobre uma determinada tendência central, bem como a dispersão dos dados. Portanto, para tal deve-se evidenciar o seguinte: valor mínimo, valor máximo, soma dos valores, contagem, variância e desvio padrão. Huot, (2002, p. 60) define estatística descritiva como “o conjunto das técnicas e das regras que resumem as informações recolhidas sobre uma amostra ou uma população, e isso sem distorção nem perda de informação”.
Conjunto de Dados
Farber (2010) Existem dois tipos de agrupamentos de dados usados em estatística, eles são citados como população e amostra.
Definição de Amostra e População
Geralmente quando é decidido fazer uma pesquisa sobre algum assunto, os pesquisadores escolhem um publico alvo que na estatística se dá o nome de população, porém essa pesquisa não se fará com o todo da população até porque se torna inviável, então é escolhida uma parte dessa população para realizar os questionamentos e chamamos de amostra esse grupo de pessoas.
- Parâmetro: Descrição de características populacional.
 - Estatística: Descrição de características amostral
 
As amostras se dividem em três formas:
- Amostragem casual/aleatória: as pessoas são escolhidas através de um sorteio ou de uma tabela de números aleatórios.
 - Amostragem estratificada: quando a população se divide em subpopulações é tirado um estrato de cada subpopulação.
 - Amostragem sistemática: é usada quando o pesquisador escolhe a ordem dos elementos e cria um sistema para sua pesquisa.
 
Classificação de dados
Quando encontramos um problema através da coletagem dos dados, é necessário fazer indicação das variáveis que são características de qualquer população e de diferentes valores, e são divididas em dois grupos:
- Qualitativos: que não podem ser medidos ex: sexo
 - Quantitativos: podem ser medidos e comparados ex: Altura
 
Esses dois grupos se subdividem em:
- Qualitativa nominal: onde damos nomes, marcas, rótulos, ex: marca, time, sexo.
 - Qualitativa Ordinal: Além de se dar um nome pode-se ser ordenado, ex: classe social e grau de instituição.
 - Quantitativa Discreta: podem ser enumerado com números inteiros, ex: filhos
 - Quantitativa Contínua: Assume qualquer valor dentro de um intervalo, ex: números separados por vírgulas.
 
Número de filhos, e quantitativa contínua que assume quaisquer valores dentro de um intervalo (separação de vírgula).
Medidas de posição
Em estatística é possível reduzir dados através das medidas de posição também chamadas de tendência central, entre elas temos três que são as medidas principais são elas:
- Média: Ela que é a mais popular e utilizada na compreensão dos dados, ela consiste na divisão da soma dos dados da variável pelo número dos elementos.
 - Moda: É o elemento que aparece no rol com mais freqüência, a organização do ROL tem que ser de forma crescente. Quando os elementos não se repetem chamamos de Amodal e quando se aparecem mais de uma vez são chamados de Bimodal.
 - Mediana: Na mediana é preciso organizar os números em ordem crescente ou decrescente, se o número de elementos for ímpar a mediana será o número central do rol, se for par a mediana é a média dos centrais do rol.
 
Ramos da Estatística
Farber (2010) O estudo sobre estatística apresenta dois tipos de ramificações, sendo elas a estatística descritiva e estatística inferencial.
- Estatística Descritiva: É o ramo que abrange a organização o resumo e por fim a representação dos dados.
 - Estatística Inferencial: Envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Tem como parte a probabilidade.
 
Contudo, dos vários tipos de gráficos existentes é possível se destacar os seguintes: gráficos de linhas, gráficos de barras, gráficos de setores e pictogramas, que podem ser facilmente construídos a partir de diversos programas informáticos ou estatísticos, como por exemplo, o Excel.
No que se refere a distribuição de frequência, leva-se em consideração uma variável que pode ser apresentada por um símbolo e que assume valores relativos a determinadas características de uma população ou uma amostra.
...