TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 11

Proposição 2
FASES DA TRANSIÇÃO
Durante a transição, uma mudança a longo prazo ocorre em padrões de mortalidade e doença em que as pandemias de infecção e desnutrição grave são progressivamente substituídas pelas doenças degenerativas e provocadas pelo homem sendo as principais formas de morbidade e causa de morte. Mudanças na mortalidade, prevalência de padrões de doença e fertilidade se distinguem em quatro grandes fases de transição epidemiológica, cujas características se tornarão cada vez mais evidentes no futuro. Os estágios são:
Fase 1 - Idade da pestilância e fome: Esta é uma fase de elevada mortalidade, alta fertilidade e nítida predominância de doenças transmissíveis, desnutrição, problemas de saúde reprodutiva, lento (e em tempos pré-modernos cíclico) o crescimento populacional. Para todas as finalidades, isso era uma extensão dos padrões pré-modernos de saúde e doença. Flutuações na mortalidade eram típicas, atingindo pontos altos durante os anos de epidemias, fome, desastres e guerras. Entre os anos de pico, níveis elevados de mortalidade persistiram como resultado de doenças endêmicas, desnutrição, mortalidade infantil elevada, ausência de terapia decisiva, e acesso limitado a serviços de saúde de qualidade. A expectativa de vida se manteve em níveis baixos ainda variável, oscilando entre 20 e 40 anos. Com as taxas de fertilidade moderada ou alta (cerca de 30-40 nascimentos por 1.000 da população no Ocidente e 45-55 nos países não-ocidentais) e uma baixa expectativa de vida, as sociedades neste estágio tinha estrutura etária desproporcionalmente de jovens.

Fase 2 - Idade da regressão das pandemias: Mortalidade diminuiu progressivamente quanto as pandemias (epidemias que têm a capacidade de se espalhar entre as populações de mais de um país) e epidemias locais de doenças infecciosas diminuíram em magnitude e freqüência. Isso resultou na diminuição da mortalidade (especialmente na infância), durante os séculos 18 e 19 no Ocidente, mas não até o século 20 nos países menos desenvolvidos. As taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer aumentaram lentamente durante este estágio. Para a última parte desta fase, e após um tempo de latência após o declínio da mortalidade, a fecundidade começou a declinar também. Devido à melhora na saúde e sobrevivência no Ocidente (expectativa de vida ao nascer aumentou de cerca de 30-35 anos para 50-55 anos, o que levou ao declínio da viuvez para as mulheres em idade reprodutiva), aumento da fertilidade em um curto período de tempo antes de declinar. Como a diferença entre as taxas de nascimento e morte aumentou, a população cresceu na mesma proporção. Padrões semelhantes ocorreram em outros lugares, mas o momento eo ritmo de declínio da fecundidade varia, dependendo do modelo de transição que está a ser seguido.

Fase 3 - A idade das doenças degenerativas causadas pelo homem
Durante esta fase, há aumento nas taxas de prevalência e mortalidade por doenças degenerativas, como as doenças cardíacas, AVC, diabetes e distúrbios metabólicos, juntamente com as doenças provocadas pelo homem como lesões de radiação, acidentes automobilísticos, violência, acidentes de trabalho, ea introdução de agentes cancerígenos no ambiente através da indústria, pesticidas, inseticidas e aditivos alimentares. Doenças relacionadas ao estresse também tornam-se cada vez mais comum. A expectativa de vida nesta fase aumenta para 70-79 anos. Os níveis de fertilidade continuam a declinar nos modelos ocidentais, mas pode permanecer em níveis intermediários nos modelos não-ocidentais.
Nota: É importante notar que essas três primeiras fases se sucedem com algumas sobreposições. O grau de sobreposição, especialmente entre a segunda e terceira fase, é muito maior nos modelos não-ocidentais, onde até mesmo os elementos da quarta fase coincidem com a segunda e a terceira. Esta sobreposição é intensificada ainda mais com o surgimento da AIDS e de outras infecções , e o ressurgimento da malária e tuberculose e aumento das doenças provocadas pelo homem.

ETAPA 4: IDADE DA QUEDA DA MORTALIDADE POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES, envelhecimento, modificação dos hábitos de vida,e surgimento e ressurgimento de doenças.
Esta quarta etapa, que ocorreu normalmente na maioria dos países ocidentais e no Japão a partir de meados de 1960, na verdade, surgiu durante a terceira fase, mas existem certas características únicas que garante a sua distinção como um estágio separado de transição. Mortalidade nesta fase continuou a níveis baixos, mas houve aumentos pontuais, pelo menos na idade e grupos sociais específicos. As taxas de fertilidade também foram baixos, e as taxas de natalidade, em alguns casos até mesmo caiu para menos que a taxa de mortalidade, resultando em crescimento populacional negativo, ex: Suécia, França e Alemanha. Nesta fase a expectativa de vida, especialmente para o sexo feminino é aumentado para 85-90 anos.
A característica mais marcante desta fase é o nivelamento das taxas de mortalidade por doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, seguido de declínio. Isso ocorreu por volta de 1970 no Ocidente e no Japão, em resposta a melhora do tratamento cardíaco e modificações nos hábitos de vida, tais como aumento da prática de exercício associado as mudanças para dietas de baixa gordura e baixo colesterol, parar de fumar, o tratamento da hipertensão, controle de diabetes, além de uma intervenção precoce e tratamento das doenças cardiovasculares.

A maioria, mas não todos, os países europeus entraram nesta quarta fase de transição, juntamente com o Japão, os Estados Unidos, Canadá e Austrália. Durante esta, a última década do século 20, vários outros países europeus, junto com o resto do mundo, continuam aumentando a experiência de mortalidade por doenças cardiovasculares, ex: eles ainda estão presos na terceira fase da transição. Uma lista de países que registaram uma queda na mortalidade cardiovascular é dado na tabela com 11 países europeus onde a mortalidade da doença cardiovascular continua a subir. A experiência dos Estados Unidos com a 4 ª Etapa é dada em alguns detalhes na seção 2.
O surgimento de novos flagelos como a AIDS, eo ressurgimento de antigas doenças, como tuberculose, geralmente coincide com esta fase de transição no Ocidente e no Japão. A epidemia de Aids foi reconhecida pela primeira vez durante a década de 1980, mas devido à sua natureza pandemia, esta doença tem sido "Modelo-Cega" e, simultaneamente, surgiram em vários países em desenvolvimento, apesar de estes países em desenvolvimento ainda estão presos no terceiro, ou mesmo o segundo, fases de suas transições.

Outras doenças que surgiram mais recentemente são a Síndrome Pulmonar por Hantavirus nos Estados Unidos, a febre hemorrágica venezuelana na Venezuela, Epidemia neuropatia em Cuba, e vírus Ebola Síndrome Hemorrágica.
Algumas outras doenças ressurgiram após uma queda. Os exemplos mais proeminentes são a malária, tuberculose, dengue e cólera para citar apenas alguns exemplos.
Quando isso ocorre, a quarta etapa está prevista para continuar até mais doenças degenerativas são colocados sob relativo controle.
Este curso pode ser interrompido, retardado ou revertido pela crise econômica, social, político, militar, ou a morbidade devido doenças novas ou relaxamento do rigor de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com