TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Uso de dados estatísticos na agricultura

Seminário: ATPS: Uso de dados estatísticos na agricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido por um grupo de alunos do segundo semestre do curso de Engenharia Agronômica especificando alguns itens da matéria de Estatística.

A Estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconômicas. Os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano.

A chegada de computadores pessoais cada vez mais poderosos foi decisiva e fez com que a Estatística se tornasse mais acessível aos pesquisadores dos diferentes campos de atuação. Atualmente, os equipamentos e softwares permitem a manipulação de grande quantidade de dados, o que veio a dinamizar o emprego dos métodos estatísticos.

Hoje, a utilização da estatística está disseminada nas universidades, nas empresas privadas e públicas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura etc.

2 A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA

A estatística agrícola proporciona melhor apreciação e avaliação da situação da agricultura na economia pelos agentes envolvidos. Reúnem informações que subsidiam a formulação de políticas públicas, bem como auxiliam no planejamento e na tomada de decisões pelas instituições governamentais; fornecem dados básicos para a pesquisa científica e para a extensão rural, em especial no campo sócio-econômico e informações a entidades privadas e aos agricultores para auxiliá-los no planejamento de suas atividades.

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Posteriormente o CEP trará menos re-trabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

A estatística é a ciência que examina a ocorrência de fatos entre uma população sob forma de amostra, permite realizar estudos sobre o comportamento de uma população em relação a um determinado aspecto. Seus resultados são graficamente analisados, tornando assim mais simples a visualização de variações dos resultados e a parametrização dos dados.

É importante destacar que a estatística é parte fundamental para a realização este tipo de estudo, é através dela que as informações serão extraídas e analisadas, será a ferramenta de transformação de dados em informação.

3 DESENVOLVIMENTO

???

3.1 OBJETIVO GERAL

Observar a importância do planejamento e da organização da coleta de dados, além de fixar os conhecimentos sobre população e amostra.

3.2 OBJETIVO ESPECIFICO

Plantar feijão guandu em 16 copos de 500ml com terra e areia na proporção de 3/1, analisar e coletar dados e fixar conhecimentos sobre população e amostra na altura da planta, quantia de folhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com