TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados Etapa 1

Monografias: ATPS Banco De Dados Etapa 1. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

A utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados.

PASSO 1

Controle de Redundância

No processamento tradicional de arquivos, cada grupo de usuários deve manter seu própio conjunto de arquivos e dado. Desta forma, acaba ocorrendo redundâncias que prejudicam o sistema com problemas como:

. Toda vez que for necessário atualizar um arquivo de um grupo, então todos os grupos devem ser atualizados para manter a integridade dos dados no ambiente como um toda;

. A redundância desnecessária de dados levam ao armazenamento excessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.

Compartilhamento de Dados

Um SGBD mult-usuário deve permitir que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo. Este fator é essencial para que múltiplas aplicações integradas possam acessar o banco.

O SGBD multi-usuário deve manter o controle de concorrência para assegurar que o resultado de atualizações sejam corretos, Um banco de dados multi-usuários deve fornecer recursos para a construção de múltiplas visões.

Restrição a Acesso não Autoridado

Um SGBD deve fornecer um substima de autorização e segurança, o qual é utilizado pelo DBA para criar ¨contas¨e especificar as restrições destas contas; o controle de restrições se aplica tanto ao acesso aos dados qunto ao uso de softwares inerentes ao SGBD.

Representação de Relacionamentos Complexos entre Dados

Um banco de dados pode incluir uma variedade de dados que eatão interrelaciondados de várias formas. Um SGBD deve fornecer recursos para se rspresentar uma grande variedade de relacionamentos enter os dados, bem como, recuperar e atualizar os dados de maneira prática e eficiente.

Tolerância a Falhas

Um SGBD deve fornecer recursos para recuperaão de falhas tanto de software quanto de hardware.

Quando não Utilizar um SGBD

Em algumas situaçoes, o uso de um SGBD pode representar uma carga desnecessária aos custos quando comprado à abordagem processamento tradicional de arquivos como por exempo:

. Alto investimento inicial na compra de softwere e hardwere adicionais;

. Generalidade que um SGBD fornece na definição e processamento de dados;

. Sobrecarga na povisão de controle de segurança, controle de concorrência, recuperação e integração de funções;

Problemas adicionais podem surgir caso os projetos de banco de dados ou os administrdores de banco de dados não elaboram os projetos corretamente ou se as aplicações não são implementadas de forma apropriada. Se o DBA não adiministrar o banco de dados de foram apropriada, tanto a segurança quando a integridade dos sistemas podem ser comprometidas. A sobrecarga causada pelo uso de um SGBD e a má administração justificam a utilização da abordagem processamento tradicional de arquivos em casos como:

. O banco de dados e as aplicações são simples, bem definidas e não se espera mudanças no projeto;

. A necessidade de processamento em tempo realde certas aplicações, que são terrivelmente prejudicadas pela sobrecarga causada pelo uso de um SGBD;

Bibliografia: http://topicosdeinformaticaadm.blogspot.com.br/2009/11/vantagens-e-desvantagens-do-uso-de-um_23.html

PASSO 2

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

O modelo de dados é usado para descrever a estrutura lógica e possivelmente física das informações persistentes gerenciadas pelo sistema. O modelo de dados é especificamente necessário quando a estrutura de dados persistentes não pode ser obtida mecânica e automaticamente da estrutura de classes persistentes no modelo de design. Além de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com