TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos – estatística aplicada à administração

Artigo: Conceitos – estatística aplicada à administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Artigo  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Apresentado para obtenção de nota na

Disciplina de Estatística.

Tutora a Distancia.

Tutor Presencial: Prof.ª Amanda Borges

Tangará da Serra – MT

Setembro de 2014

INTRODUÇÃO

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

CONCEITOS – ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

É utilizada, por exemplo: em uma contabilidade populacional; para saber se um produto vai ser bem aceito no mercado antes mesmo deste ser lançado; saber se houve aumento de assaltos em um determinado bairro ou município, entre outras aplicações. Pode trabalhar com dados qualitativos ou quantitativos, para os quais são utilizadas diferentes representações, principalmente via gráficos e tabelas.

No decorrer do qual mostra que através da análise de amostras é possível identificar o nível de qualidade dos produtos tidos como estratégicos pela empresa. Neste caso específico, são coletadas amostras unitárias (sempre o primeiro motor do lote fabricado) e se esse for rejeitado nos testes todo o lote é desaprovado. As análises mostram a presença da normalidade de distribuição, estimativas da média e do desvio padrão. Tal processo pode ser definido como um método preventivo de se comparar continuamente os resultados de um processo com um padrão, identificando, a partir de dados estatísticos, as tendências para variações significativas, eliminando ou controlando estas variações com o objetivo de reduzi-las cada vez mais. Aqui a estatística se mostra como um conjunto de técnicas utilizadas para o controle da qualidade do produto durante cada etapa de fabricação.

Atualmente, as empresas e o governo usam e utilizam dados estatísticos em seu cotidiano, conseguindo assim um maior aproveitamento de seus recursos. Esta ciência mostra toda sua força, através de dados lógicos, demonstrados em gráficos, tabelas e simulações. A rapidez e clareza da informação vinda através dos dados estatísticos passaram a ser uma das peças essenciais na produção e atuação deste conhecimento. Uma ciência multidisciplinar que fornece métodos e técnicas para que se possa racionalmente lidar com situações de incerteza.

Uma firma que está se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências dos consumidores no mercado de interesses. Para isso, pode fazer uma pesquisa de mercado entrevistando um número de residências escolhidas aleatoriamente. Poderá, então, usar os resultados para estimar as preferências de toda população.

As técnicas estatísticas são necessárias para separar efeitos de fatores diferentes. Por exemplo, é possível que, em uma comunidade, o consumo de sorvete dependa do preço do produto, da renda média local, do número de crianças na comunidade e da temperatura média. Se dispuser de observações de todos os diferentes fatores em jogo, o leitor poderá aplicar a análise de regressão para determinar quais fatores tem os efeitos mais importantes.

Um auditor deve verificar os livros de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com