TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos iniciais da Estatística

Resenha: Conceitos iniciais da Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos iniciais da Estatística

A aplicação da estatística está presente no nosso dia a dia, quando temos acesso aos dados, sobre o índice de desemprego, inflação, miséria, entre outros.

Estes dados podem ser tanto qualitativos que se referem a atributos, classificados ou registros não numéricos ou quantitativos que são medidas ou contagens numéricas. Muitas vezes estes dados são representados através de gráficos que facilitam o entendimento da informação.

Os dados estatísticos são colhidos através de pesquisas e censos. A Estatística é uma ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para que estas informações contribuam para a tomada de decisão. Ao estudar Estatística vemos que existem dois conjuntos de dados a população, que é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse, e a amostra que é um subconjunto de uma população.

Usando uma amostra de um desses blocos, foi possível realizar vários testes, incluindo principalmente à dureza do material. Esses testes tiveram várias etapas como: a coleta do bloco, a extração do corpo de prova, a usinagem do corpo de prova, entre outras etapas, para que os resultados pudessem ser comparados e assim sendo possível chegar a uma conclusão.

Todos os dados e resultados dos testes foram fornecidos pela empresa. Todas as informações foram coletadas e organizadas para ter uma visão geral do comportamento estatístico, com o objetivo de verificar a presença de normalidade entre os testes e também realizar a estimativa da média e do desvio padrão dos resultados coletados ao longo dos 185 dias de testes.

Os dados obtidos foram visualizados através de gráficos que facilitaram o entendimento para simplificar a interpretação dos resultados... Entre eles o Gráfico de Shewhart, Gráfico EWMA e CUSUM Gráfico de Probabilidade da Normalidade, Histograma, entre outros, e várias fórmulas estatísticas.

Somente após a verificação destes importantes dados estatísticos obtidos dos testes e gráficos foi possível verificar que a empresa trabalha com um processo estável, porém com o auxílio dos Gráficos de EWMA e CUSUM foi observado oscilações entre outras observações bastante significativas... Que caso não forem alteradas, podem interferir na qualidade do produto. A partir destas conclusões verificou a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido que ocasionaria numa redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado, sendo um dos possíveis fatores que influencia os resultados do teste de tração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com