TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos introdutórios e aplicação da estatística

Tese: Conceitos introdutórios e aplicação da estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1e 2

Introdução, Conceitos Iniciais e Aplicações da Estatística.

É um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que através do planejamento do experimento a ser efetivado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações, que, junto com o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas estatísticas de alcance e análises de informações que consente o controle e o estudo adequadode fenômenos, fatos, acontecimentos em diversas áreas do conhecimento,tem comofinalidade fornecer métodos e técnicas para abordarmos a situações sujeitas a incertezas.

Desde a antiguidadeeram realizadas operações de contagem populacional para aquisição de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Atualmente os dados estatísticos são coletados, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em variados sistemas de informação abertos a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade quepodem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, desnutrição, analfabetismo,... São anunciados e avaliados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, onde a Escola Nacional de Estatísticas está conectada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que auxiliam estudos e planejamentos governamentais. A estatística é uma ferramenta multidisciplinar, seus conceitos têm desempenhado influência na maioria das áreas do conhecimento humano. Desde no controle do tráfego até a metodologia adequada queautorizadefinir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença, identifica situações críticas e logoagir em seu controle.

Estatística é a ciência que coleta, analisa, organiza, interpreta os dados para assim tomar a decisão.

Estatística descritiva envolve a organização, o resumo e a representação dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com