TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir: estatística descritiva

Seminário: Definir: estatística descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Seminário  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

1) Defina: Estatística Descritiva

É um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados, Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

2) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

POPULAÇÃO é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.

AMOSTRA é qualquer subconjunto não vazio de uma população.

Vantagem: Custo Menor, Velocidade maior e Precisão Controlada.

3) Cites os tipos de amostragem e faça um breve comentário sobre cada um deles.

Amostragem simples sem reposição: É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela.

Amostragem estratificada simples: Muitas vezes uma população é composta de subpopulações (estratos) bem definidos, havendo maior homogeneidade entre as unidades amostrais dentro de cada estrato do que entre as unidades amostrais de estratos diferentes. Sexo, idade, condição sócio-econômica são exemplos típicos.

Amostragem sistemática: É possível colher uma amostra utilizando a ordenação natural dos indivíduos, como prontuários, quarteirões de uma cidade e etc.

Amostragem por conglomerados: Chama-se conglomerado (ou cluster) um conjunto de unidades elementares da população. Se as unidades amostrais definidas na população, para efeito do sorteio para obtenção da amostra, forem conglomerados, ter-se-á uma amostragem por conglomerados.

Amostragem por etapa dupla: É uma modificação da amostragem por conglomerados. Na primeira etapa são selecionados conglomerados, e na segunda etapa são sorteadas as unidades amostrais que se encontram dentro de cada conglomerado selecionado.

4) Que são variáveis quantitativas? E qualitativas? Exemplifique-as.

Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.(Ex: 1,2,3..)

Variáveis Qualitativas(ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais. (Ex: 1º,2º,3º) ( Janeiro, Fevereiro )

5) Dentro das variáveis quantitativas encontramos as variáveis discretas e contínuas. Defina e exemplifique cada uma delas.

Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens.

Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

Variáveis contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento.

Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

6) Uma concessionaria de automóveis tem cadastradas 3500 clientes e fez uma pesquisa sobre a preferência de compra em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com