TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição introdutória de estatística descritiva

Seminário: Descrição introdutória de estatística descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Seminário  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Introdutórios de Estatística Descritiva

Estatística é uma ciência que fornece métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados, utilizada na tomada de decisões. Na estatística há uma divisão entre Estatística Descritiva, Estatística Indutiva ou Inferencial.

A estatística descritiva preocupa-se em visar os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a interpretação Ex; rol, tabelas, gráficos, medidas descritivas.

Estatística Indutiva ou Inferencial visa tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Ex; intervalo de confiança, teste estatística.

A estatística é denominada como uma ciência de múltiplas aplicações e de fundamental importância no campo da investigação científica, sendo de utilização cada vez mais acentuada em qualquer atividade profissional. Sua aplicação é voltada para pesquisas, organização de relatórios, palestras e tomada de decisão.

Ex: Na Indústria - controle de qualidade

Na Biologia - teoria da hereditariedade genética

Na Economia - pesquisa de mercado

No Serviço Social - indicadores sociais

Na Empresa - tomada de decisão, controle de estoque.

Dentro da estatística temos a população e a amostra. A população é o conjunto de todos elementos que tem alguma característica em comum. É o universo.

Ex: fazer uma pesquisa entre alunos das escolas da educação básica, é preciso definir quais são os alunos que formam o universo: os que atualmente estão no colégio ou devem ser incluídos; quantos já passaram pela escola? A solução do problema depende de cada caso em particular. Na maioria das vezes, por impossibilidade ou inviabilidade econômica ou temporal, limitamos a pesquisa a apenas uma parte da população. A essa parte proveniente da população denominamos amostra.

Definimos então como amostra um subconjunto da população, compatível com ela uma amostra é extraída por meio de métodos adequados que constituem uma especialidade da estatística chamada amostragem. Assim como a população e a amostra dentro da estatística também existem os parâmetros estatísticos e as variáveis estatísticas.

Os parâmetros são medidas obtidas com base na população, já as estatísticas são medidas obtidas com base na amostra e as variáveis estatísticas é cada resultado provenientes da observação do fenômeno em estudo a mesma pode ser classificada em: Qualitativas, Nominal Ordinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com