TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

Por:   •  19/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

BEATRIZ KHOURI BARBOZA COELHO

JULIANA DA SILVA MACEDO

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

BRASÍLIA - DF

2021

BEATRIZ KHOURI BARBOZA COELHO

JULIANA DA SILVA MACEDO

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NOS CONTEXTOS DA PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel, no curso de Enfermagem da Faculdade LS Educacional.

Orientador (a): Professor Eduardo Sena.

BRASÍLIA - DF

2021

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NOS CONTEXTOS DA PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

BURNOUT SYNDROME IN NURSING PROFESSIONALS IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC: A SYSTEMATIC REVIEW

Beatriz Khouri Barboza Coelho

Juliana da Silva Macedo

Orientador - Eduardo Sena

Resumo: A Síndrome de Burnout ou Esgotamento Emocional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extremaestresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam competitividade ou responsabilidade. Os profissionais de enfermagem são amplamente afetados pelo Burnout. Devido à alta carga laboral, falta da equipe médica e EPI, os enfermeiros acabam lidando com elevada carga emocional. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, a preocupação dos enfermeiros se intensificou. Este trabalho de conclusão de curso possui o objetivo de revisão de literatura sistemática, trazendo artigos retirados da PubMed e BVS. Foram selecionados quatorze artigos publicados nos anos de 2017 a 2021. Quatro estudos foram sobre revisão literária e, os outros dez estudos, foram de pesquisa de campo. Os artigos selecionados apresentaram intervenções distintas umas das outras para prevenção e tratamento da Síndrome de Burnout. 

Palavras chaves:  Pandemia; Profissionais de enfermagem; Síndrome de Burnout.

Abstract: Burnout Syndrome or Emotional Exhaustion is an emotional disorder with symptoms of extreme exhaustion, stress and physical exhaustion resulting from exhausting work situations, which demand indifferent or responsible. Nursing professionals are widely affected by Burnout. Due to the high emotional burden. With the emergence of the COVID-19 pandemic, nurses’ concern intensified. This course conclusion work has the objective of systematic literature review, bringing articles taken from PubMed and BVS. Fourteen articles were about literary review, and the other ten studies were field research. The selected articles presented interventions that were distinct from each other for the prevention and treatment of Burnout Syndrome.

Keywords: Pandemic; Nursing professionals; Burnout syndrome.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        7

1.1.        Problema        8

1.2.        Hipótese        8

1.3.        Objetivo geral        8

1.4.        Objetivo específico        8

1.5.        Justificativa        9

2.        METODOLOGIA        9

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        11

4.        CONCLUSÃO        15

5.        REFERÊNCIAS        16

Lista de Ilustração

Figura 1: Fluxograma do cruzamento das palavras chaves        9

Figura 2: Fluxograma de seleção de artigos        9

Quadro 1: Síntese de estudos primários incluídos na revisão sistemática.        13

  1. INTRODUÇÃO

O surgimento de doenças como peste negra-Idade Média- e Gripe Espanhola- início do sec XX-, causou pânico e destruição na população europeia. Essas são doenças que em suas épocas causaram muitos danos por não se ter os recursos tecnológicos que se tem atualmente. Devido a falta de conhecimento, essas doenças se espalharam rapidamente, causando assim surtos, epidemia e por fim, num espectro maior, o que se denomina pandemia. Em pleno sec XXI, com todos os recursos e conhecimento tecnológico que se adquiriu para se enfrentar e eliminar esse tipo de ameaça, nos deparamos com uma Pandemia, que, assim como a peste negra e a gripe espanhola já causou a morte de mais de meio milhão de brasileiros. A Covid-19, além de causar muitos prejuízos a saúde das pessoas portadoras do vírus, causa uma demanda muito grande de mão de obra especializada, e com isso, um aumento na carga de trabalho dos profissionais de saúde encarregados de atuar nas linhas de frente para tentar conter o avanço da doença. Devido a isto os profissionais de saúde tornam-se sobrecarregados, fato esse que pode levá-los e desenvolver outras doenças físicas e psíquicas. Esses profissionais de saúde, com destaque para os enfermeiros, que têm que ficar horas lidando com a tensão, o medo de contaminação e sobrecarga de trabalho acabam desenvolvendo doenças como depressão e Síndrome de Burnout.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com