TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos Diferenciais Residuais

Artigo: Dispositivos Diferenciais Residuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 2

• DISPOSITIVOS DIFERENCIAIS RESIDUAIS

1. Princípio de Funcionamento

O Interruptor DR mede permanentemente a soma vetorial das correntes que percorrem os condutores de um circuito. Se o circuito elétrico estiver funcionando sem problemas, a soma vetorial das correntes nos seus condutores é praticamente nula (figura 1 e 2). Ocorrendo falha de isolamento em um equipamento alimentado por esse circuito, irromperá uma corrente de falta à terra. Quando isto ocorre, a soma vetorial das correntes nos condutores monitorados pelo DR não é mais nula e o dispositivo detecta justamente essa diferença de corrente (Figura 3), provocando o desligamento do circuito. Da mesma forma, se alguma pessoa vier a tocar uma parte viva do circuito protegido, a corrente irá circular pelo corpo da pessoa, provocando igualmente um desequilíbrio na soma vetorial das correntes. Este desequilíbrio será também detectado pelo DR tal como se fosse uma corrente de falta à terra.

2. Tipos de Dispositivos Diferenciais Residuais

O DR representa qualquer forma possível de se implementar a proteção diferencial-residual podendo ser: interruptor, disjuntor ou tomada com proteção diferencial-residual incorporada; blocos e módulos de proteção diferencial-residual acopláveis a disjuntores; e relés e transformadores de corrente que se podem associar a disjuntores, etc.

3. O que diz a NBR 5410:

A norma reconhece os Dispositivos Diferenciais Residuais como proteções adicionais contra choques elétricos, visando casos como os de falha de outros meios de proteção e de descuido ou imprudência do usuário. Como exceção a regra, estabelece casos onde sua utilização é obrigatória: circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro; circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação; os circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior; circuitos que, em locais de habitação, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens; e circuitos que, em edificações não-residenciais, sirvam a pontos de tomada situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e, no geral, em áreas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com