TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS: RELATÓRIO DE CONSTRUÇÃO

Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICAS: RELATÓRIO DE CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ATPS - ESTATÍSTICA

Professor Tutor Presencial: Hélio Pedro Jesus

Sumaré – SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -

MODALIDADE A DISTÂNCIA

ESTATÍSTICA: CONSTRUÇÃO DE UM RELATÓRIO

ATPS elaborada para fins de avaliação parcial do Módulo Estatística, do curso de Administração de Empresas da ANHANGUERA EDUCACIONAL, sob a orientação do Tutor presencial Hélio Pedro Jesus.

Sumaré – SP

2014

SUMÁRIO

1 INTROUÇÃO 1

2 CONCEITOS INICIAIS DA ESTATÍSTICA, DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS ESTATÍSTICAS E SUAS INÚMERAS APLICAÇÕES 2

2.1 CASE - Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma Indústria em fundação do Norte Catarinense 3

3 LISTA DE APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DA ADM 4

4 COLETA DE AMOSTRAS - 100 pacotes de café 5

4.1 RESULTADO PRÁTICO 5

5 TABELA FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA 9

6 GRAFICO DE FREQUENCIA ABSOLUTA E FREQUENCIA RELATIVA 9

7 CÁLCULOS DE VARIÁVEIS 10

7.1 INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 11

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

9 BIBLIOGRAFIA 13

1 INTRODUÇÃO

Estatística é a área matemática que utiliza teorias probabilísticas para analisar e interpretar dados numéricos para explicar a frequência dos fenômenos naturais, econômicos e sócias. A estatística preocupa – se em coletar, planejar e coordenar informações por meio de entrevistas, mediações e questionários. É conhecida no campo da ciência como uma tecnologia quantitativa, experimental e observacional que estuda os efeitos de algum planejamento.

Com a competividade do mundo moderno os mercados estão em busca de tecnologia tem provocado uma corrida constante em busca de novas informações e estatística é uma ciência que fornece métodos e técnicas que auxiliam o processo de tomada de decisões. Já na área governamental os dados numéricos e demográficos ajudam a entender a população e organizar gastos através de gráficos e tabelas. Permite fazer interferências sobre fenômenos naturais, de uma empresa, controle de qualidade e tendência e aceitação de produto.

A Estatística pode ser estudada por qualquer profissional que queria atuar no mercado e tenha características e capacidade de lidar com suas realidades.

2 CONCEITOS INICIAIS DA ESTATÍSTICA, DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS ESTATÍSTICAS E SUAS INÚMERAS APLICAÇÕES

Os conceitos estatísticos são utilizados para controle de processos de gerenciamento e controle e desenvolvimentos de equipamentos especiais entre outros.

A estatística está ligada as todas as profissões, departamentos, ela está empregada como peça fundamental nos processos atualmente.

A estatística identifica várias situações críticas e em cima disso atua como melhoria, como forma de controle e evitar situações.

Temos exemplos no meio espacial no qual elemento fundamental é a estatística, principalmente na tomada de decisões em relação aos sinais de satélite, poderemos enxergar se a transmissão está boa ou ruim, e através do resultado tomar decisões corretas.

A coleta de pesquisar referente ao índice de desemprego, a educação, vem por meio de aplicações estatísticas utilizadas nestes processos.

Através dela podemos coletar dados das informações e em cima disso minimizar os ricos possíveis, relatando a melhoria continua de processos.

Podemos ressaltar também que as fontes de pesquisas que são feitas, sejam elas manuais, sejam elas digitais, foram lançadas e resultadas através de dados estatísticos, ou até mesmo no caso de uma família fazer uma comprar sempre há uma estatística dentro disso, na análise de preço e qualidade dos processos, cabe lembrar a importância da estatísticas no nosso dia-a-dia.

2.1 CASE - Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma Indústria em fundação do Norte Catarinense

Sabemos que hoje em dia a estatística é um elemento muito utilizado entre as indústrias e organizações, e é fundamental para certas tomadas de decisões.

Seu objetivo analisar as informações obtidas pela empresa, de acordo com os dados coletados, geralmente o método de estatística utilizada é o método probabilística, através de coletas de informações da empresa, agindo assim como forma de previsão da situação econômica futura da organização.

Basicamente sua função é colher dados da organização e a partir dos resultados, apurar melhores condições futuras da empresa, priorizado sempre a coleta de dados e informações para análise.

A indústria de fundição do Norte Catarinense fornece produtos automotivos, na qual visa a melhora continua de seus produtos, através do conceito de controle estatístico de processos CEP.

Temos como exemplo a produção de bloco de motor para caminhões a diesel, onde os pontos fortes analisados são a resistência e dureza do produto.

Através de uma análise e inspeção bem especificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com