TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Tese: Estatística Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sobre forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

Passo 1

Estatística Descritiva

È a parte da estatística que procura somente descrever e avaliar certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou interferências sobre um grupo maior. De forma geral o estudo da Estatística se divide em três ramos:

Estatística Descritiva: Que incluem técnicas que dizem respeito à síntese e a descrição de dados.

Probabilidade: Que incluem técnicas que analisam situações que envolvem o acaso.

Inferência: Que incluem técnicas que dizem respeito a analise e a interpretação de dados amostrais.

Tipos de Pesquisa

Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado, pois esta divisão obedece a interesses, condições, campos, metodologia, situações, objetivos e objetos de estudo.

Pesquisa pura ou fundamental. É aquela que procura o progresso científico, ampliação de conhecimentos teóricos, sem a preocupação de utilizá-los na prática. Tem por meta o conhecimento pelo conhecimento.

Pesquisa aplicada: Como o próprio nome indica, caracteriza-se por seu interesse prático, isto é, que os resultados sejam aplicados ou utilizados, imediatamente, na solução de problemas que ocorrem na realidade.

Variáveis

As variáveis são características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento pesquisado seja por censo ou amostragem, levantamento ou experimento.

Para cada variável e para cada elemento pesquisado, em um dado momento, há apenas um resultado possível. As variáveis (dados) estatísticas podem ser divididas me dois grupos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com