TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Resenha: Estatística Descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

Estatística Descritiva

Ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões.

Preocupa-se com os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a sua interpretação. Exemplo: tabelas, gráficos, medidas descritivas.

Falando sobre os termos ESTATISTICA e ESTATISTICAS será muito importante diferenciar o seu conceito.

Quando se emprega a palavra “ESTATISTICAS” normalmente devemos nos referir que se reporta a um conjunto de fatos ou dados numéricos enquanto que “ ESTATISTICA” se refere a um objeto de estudo ou seja a uma ciência, tal como é a Matemática. Por isso na Estatística existe a possibilidade de através da recolha de dados, sua classificação sintetização e apresentação tomarmos decisões mais rápidas porque se torna possível controlar.

A Estatística Descritiva tem como objetivo fundamental coletar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos através da utilização de meios e técnicas adequadas tais como: Gráficos descritivos, descrições tabulares e descrições paramétricas.

No conceito da teoria Estatística são importantíssimos os processos de recolher, de classificar, de sintetizar, de apresentação a fim de poder reunir boas informações quantitativas que possibilitam uma teoria estatística mais verdadeira.

Normalmente após a coletarem estes dados quer seja sobre a população ou universo a sua demonstração é feita por amostragem.

Esses dados coletados são lançados numa planilha do Excel, que é imprescindível para organização e resultado final dos dados. Esses resultados são apresentados através de gráficos específicos para visualização dos resultados gerados através de amostragens de dados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com