TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Seminário: Estatística Descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Etapa 1

Passo 1:

Estatística Descritiva

O principal objetivo da estatística descritiva é a redução de dados. A importância de que se revestem os métodos que visam exprimir a informação relevante contida numa grande massa de dados através de numero muito menor de valores ou medidas características ou através de gráficos simples, é tal que a estatística descritiva se debruça a estudar os métodos que o permitem. Portanto a ESTATÍSTICA é a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.

• POPULAÇÃO: é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.

• AMOSTRA é qualquer subconjunto não vazio de uma população.

• PARÂMETRO é uma característica numérica estabelecida para toda uma população.

• ESTIMADOR é uma característica numérica estabelecida para uma amostra.

Exemplo: Fenômeno coletivo: eleição para governador do Estado de Goiás. População: conjunto de todos os eleitores do estado. Parâmetro: proporção de votos de um certo candidato X. Amostra: grupo de 1.0 eleitores selecionados em todo o estado. Estimador: proporção de votos do candidato X, obtida na amostra.

Dentre os modelos estatísticos podemos destacar os seguintes:

• CENSO é um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população.

• AMOSTRAGEM é o processo de obter as amostras, com a finalidade de fazer generalizações sobre a população sem precisar examinar cada um de seus elementos.

Passo 2:

Passo 3:

Resumo Etapa 2

Passo1:

Medidas de Posição

São as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência. As medidas de posições mais importantes são média aritmética, mediana e moda.

A média populacional é calculada somando-se todos os valores da população e dividindo o resultado pelo total de elementos da população. A média amostral, aritmética, ou simplesmente média, é calculada somando-se os valores das observações da amostra e dividindo-se o resultado pelo número de valores.

Para calcular a mediana devemos, em primeiro lugar, ordenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com