TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva

Resenha: Estatística Descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

A estatística é uma ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões.

O primeiro uso da estatística tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos…) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números.

Passando um longo período à estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.

Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. E principalmente tomada de decisões.

Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhores suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao

uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e

análise de dados. (Farias Soares & César, 2003)

Estatística Descritiva

O objetivo da Estatística Descritiva é resumir as principais características em um conjunto de dados fazendo uso de tabelas, gráficos e resumos numéricos. Descrever os dados pode ser comparado ao ato de tirar uma fotografia da realidade.

Atribuições da Estatística Descritiva

Obtenção ou coleta de dados – normalmente feita através de um questionário ou de observação direta.

Organização dos dados – consiste na ordenação e crítica dos dados.

Apresentação dos dados – através de tabelas e gráficos.

Obtenção de algumas informações como médias, proporções, dispersões, índices que facilitam a descrição dos fenômenos observados.

Podemos dizer então que a estatística descritiva é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com