TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística descritiva

Tese: Estatística descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A estatística descritiva é a parte da estatística que desenvolve e disponibiliza métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de frequência, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.

APRESENTANDO CONCEITOS

Distribuição de frequência

Uma distribuição de frequência é uma tabela que mostra classes ou intervalos de entrada de dados com um número total de entradas em cada classe. A frequência F de uma classe é o número de entrada de dados na classe. Cada classe possui um limite inferior da classe, que é o menor número que pode pertencer à classe. Na distribuição superior da classe, que é o maior número que pode pertencer à classe. A amplitude da classe é a distancia entre os limites inferiores (ou superiores) de classes consecutivas. A diferença entre o máximo e o mínimo das entradas de dados é chamada de amplitude total.

1.2. Ponto médio

O ponto médio de uma classe é a metade da soma entre os limites e superior da classe.

Ponto Médio = ((limite inferior da classe+limite superior da classe)/█(2@)

1.3. Frequência relativa

A frequência relativa de uma classe é a porção ou porcentagem dos dados que entra nessa classe. Para determinar a frequência relativa de uma classe, divida a frequência F pelo tamanho da amostra m.

Frequência relativa = (frequência da classe)/█(tamanho da amostra@)

= f/█(n@)

1.4. Frequência cumulativa

A frequência cumulativa de uma classe é a soma da frequência daquela classe com a de todas as classes anteriores.

Histograma

Um histograma de frequência é um gráfico de barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados. Um histograma possui as seguintes propriedades.

A escala horizontal é quantitativa e mede os valores dos dados.

A escala vertical mede as frequências das classes.

Barras consecutivas devem estar encostadas umas às outras.

Um gráfico de frequência cumulativa, ou ogiva, é uma linha poligonal que mostra a frequência cumulativa de cada classe em seu limite superior. Os limites superiores são marcados sobre o eixo horizontal e as frequências cumulativas, sobre o eixo vertical.

MÉDIA, MEDIANA E MODA

A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas. Para encontrar a média de um conjunto de dados, use uma das seguintes formulas.

Média da população: µ= (∑x)/N Média da amostra: x= (∑x)/N

A mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com