TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística descritiva

Tese: Estatística descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Em varias áreas do conhecimento, a matemática é uma indispensável ferramenta para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações propostas, na solução dos diversos problemas que venham a surgir em uma empresa. No sistema capitalista de mercado, o conhecimento de operações financeiras simples, tais como cálculo de empréstimos, financiamentos, descontos e taxas de juro, é muito importante para que o consumidor e a própria empresa possa exercer plenamente sua cidadania. Sendo assim, a matemática não pode ser considerada uma ciência desligada da realidade. Ao contrário, ela é e deve ser vista como algo presente nas mais variadas situações do dia a dia de uma organização. Além disso, a matemática estimula a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a iniciativa pessoal e o trabalho coletivo, bem como fornece ferramentas que ajudam as empresas a enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados e a desenvolver estratégias. Sendo assim, o conhecimento de técnicas simples de cálculo, quando inseridas em seu devido contexto podem ajudar o empresário a melhorar o desempenho da empresa ou, no mínimo, a conhecer melhor a dinâmica das operações bancárias que são o alicerce dos relacionamentos financeiros.

DESENVOLVIMENTO

Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas: na administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatística e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui que através da interpretação de dados podem-se acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação à elevação dos preços de bens e serviços. Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre a estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site da Revista Veja: “Os alimentos continuam a pressionar a inflação, como informa reportagem da VEJA Online”, onde o autor informa em letras graúdas e de cores destacadas que a população deve estar atenta a ela.

A taxa de juro é o montante do juro expresso como percentagem do capital, para uma determinada unidade de tempo. Refere-se, normalmente, à taxa remuneratória dos depósitos bancários ou devida por empréstimos. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site UOL: “Após intensificar o ritmo de alta dos juros na última semana, o Banco Central deve elevar a taxa básica - a Selic - dos atuais 8% ao ano para 9% ou mais nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), avaliam analistas”. Os interessados nos juros elevados põem a grande mídia e demais veículos de comunicação a repetir, sem cessar, que os juros elevados servem para conter a inflação. Ao elevar os juros para conter a inflação, o governo afasta o velho fantasma do descontrole dos preços, mas sacrifica o crescimento. Isso porque juros mais altos comprometem investimentos de empresas, geração de empregos e tomada de empréstimos para consumo, por exemplo.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações da moeda nacional. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site Jornal do Brasil: "Além desta presença massiva, há também o fato de que as matérias-primas que são negociadas em todo o mundo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o supermercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também". A taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias-primas têm seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Diferencia-se da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente. É indispensável condensar adequadamente dados estatísticos para termos uma compreensão maior das informações sobre o fato ou fenômeno estudado. Diante disso, temos algumas formas de resumi-los ainda mais através de medidas estatísticas conhecidas como medidas de tendência central, as quais são usadas para representar a série pesquisada. Elas nos dão uma idéia da tendência de todo um conjunto de dados.

As medidas de tendência central são valores que trazem consigo informações contidas nos dados estatísticos – sejam eles, populacionais ou amostrais. Elas funcionam como uma espécie de “medidas-resumo”, pois nos passam a idéia do comportamento geral das observações estudadas. Podemos dizer ainda que elas são como valores de referência, em torno dos quais, os outros se distribuem. Quando estão associadas aos dados populacionais, são chamadas de parâmetros; quando são calculadas a partir de amostras, são denominadas estatísticas. Essa diferença ocorre porque os parâmetros são valores constantes, pois são calculados a partir de todos os dados de certo conjunto, isto é, a população de interesse. Porém, se trabalhamos com amostras, as medidas estatísticas obtidas variarão de acordo com as observações que foram selecionadas. Por isso, elas não são valores fixos, pois dependem dos elementos da amostra particular que foi escolhida.

Média Aritmética, ou simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com