TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística descritiva

Seminário: Estatística descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

A estatística é a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.

Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada

Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.

Variável: É uma condição ou característica das unidades da população: Qualitativas e Quantitativas.

Qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: Ex: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo. Estas variáveis são classificadas em dois tipos: Nominal ( masculino e feminino);Ordinal (: classe social).

Quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. Ex: idade, estatura. São classificadas:Variável Discreta: só pode assumir apenas valores inteiros. ex: número de filhos , de estudantes em uma sala de aula.Variável Contínua: pode assumir qualquer valor num dado intervalo. Ex: peso de uma pessoa (60,50 Kg).

Dados: São os valores da variável em estudo, obtidos por meio de uma amostragem. Os dados são do mesmo do tipo que as variáveis, por exemplo, uma variável discreta produz dados discretos.

Dados Brutos: É uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados

ROL: É a tabela obtida após a ordenação dos dados

Estatística Descritiva: Objetivos planejar uma pesquisa, coletar informações, descrever e analisar dados, retirando o maior número possível das informações nelas contidas com o objetivo de utilizá-las na tomada de decisões.

Estatística Inferencial: Área da estatística responsável pela análise e interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza.

1º Fase - Definição do Problema E Objetivos: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema inicial.

2º Fase - Planejamento da pesquisa: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado?

3º Fase - Execução da Pesquisa, Coleta de Dados: Fase operacional. É o registro sistemático de dados, focando o objetivo determinado inicialmente.

Dados primários (coleta direta): Quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os tenha coletados. Exemplos: Tabelas do censo demográfico do IBGE, uma empresa realiza uma pesquisa para saber a preferência dos consumidores pela sua marca.

Dados secundários (coleta indireta): Quando são publicados por outra organização.Ex: Quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE.

Obs: É mais seguro trabalhar com dados primários. O uso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com