TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística descritiva

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A estatística é um ramo da matemática aplicada, que tem por finalidade em obter informações sobre os verdadeiros parâmetros do universo. Hoje em dia ela é indispensável para tomada de decisões, tais como: social, econômico e político.

A estatística descritiva tem como por objetivo descrever e analisar determinada população. Nela temos a coleta, organização e descrição dos dados. Ela não faz previsão sobre os parâmetros e sim só descreve os dados da amostra.

Estatística Descritiva.

Neto (1997) A estatística descritiva é uma ciência que se empenha em coletar, organizar, analisar, apresentar e interpretar dados numéricos com o objetivo de tomar as melhores decisões. Esse ramo tem por função fazer a coleta através de um questionário, após é feita uma organização nos resultados e por fim é apresentado em forma de tabelas e gráficos. Visa proporcionar, entretanto, relatórios que apresentem informações sobre uma determinada tendência central, bem como a dispersão dos dados. Portanto, para tal deve-se evidenciar o seguinte: valor mínimo, valor máximo, soma dos valores, contagem, variância e desvio padrão. Huot, (2002, p. 60) define estatística descritiva como “o conjunto das técnicas e das regras que resumem as informações recolhidas sobre uma amostra ou uma população, e isso sem distorção nem perda de informação”.

Conjunto de Dados

Farber (2010) Existem dois tipos de agrupamentos de dados usados em estatística, eles são citados como população e amostra.

Definição de Amostra e População

Geralmente quando é decidido fazer uma pesquisa sobre algum assunto, os pesquisadores escolhem um publico alvo que na estatística se dá o nome de população, porém essa pesquisa não se fará com o todo da população até porque se torna inviável, então é escolhida uma parte dessa população para realizar os questionamentos e chamamos de amostra esse grupo de pessoas.

  • Parâmetro: Descrição de características populacional.
  • Estatística: Descrição de características amostral

As amostras se dividem em três formas:

  • Amostragem casual/aleatória: as pessoas são escolhidas através de um sorteio ou de uma tabela de números aleatórios.
  • Amostragem estratificada: quando a população se divide em subpopulações é tirado um estrato de cada subpopulação.
  • Amostragem sistemática: é usada quando o pesquisador escolhe a ordem dos elementos e cria um sistema para sua pesquisa.

Classificação de dados

Quando encontramos um problema através da coletagem dos dados, é necessário fazer indicação das variáveis que são características de qualquer população e de diferentes valores, e são divididas em dois grupos:

  • Qualitativos: que não podem ser medidos ex: sexo
  • Quantitativos: podem ser medidos e comparados ex: Altura

Esses dois grupos se subdividem em:

  • Qualitativa nominal: onde damos nomes, marcas, rótulos, ex: marca, time, sexo.
  • Qualitativa Ordinal: Além de se dar um nome pode-se ser ordenado, ex: classe social e grau de instituição.
  • Quantitativa Discreta: podem ser enumerado com números inteiros, ex: filhos
  • Quantitativa Contínua: Assume qualquer valor dentro de um intervalo, ex: números separados por vírgulas.

Número de filhos, e quantitativa contínua que assume quaisquer valores dentro de um intervalo (separação de vírgula).

Medidas de posição

Em estatística é possível reduzir dados através das medidas de posição também chamadas de tendência central, entre elas temos três que são as medidas principais são elas:

  • Média: Ela que é a mais popular e utilizada na compreensão dos dados, ela consiste na divisão da soma dos dados da variável pelo número dos elementos.
  • Moda: É o elemento que aparece no rol com mais freqüência, a organização do ROL tem que ser de forma crescente. Quando os elementos não se repetem chamamos de Amodal e quando se aparecem mais de uma vez são chamados de Bimodal.
  • Mediana: Na mediana é preciso organizar os números em ordem crescente ou decrescente, se o número de elementos for ímpar a mediana será o número central do rol, se for par a mediana é a média dos centrais do rol.

Ramos da Estatística

Farber (2010) O estudo sobre estatística apresenta dois tipos de ramificações, sendo elas a estatística descritiva e estatística inferencial.

  • Estatística Descritiva: É o ramo que abrange a organização o resumo e por fim a representação dos dados.
  • Estatística Inferencial: Envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Tem como parte a probabilidade.

Contudo, dos vários tipos de gráficos existentes é possível se destacar os seguintes: gráficos de linhas, gráficos de barras, gráficos de setores e pictogramas, que podem ser facilmente construídos a partir de diversos programas informáticos ou estatísticos, como por exemplo, o Excel.

No que se refere a distribuição de frequência, leva-se em consideração uma variável que pode ser apresentada por um símbolo e que assume valores relativos a determinadas características de uma população ou uma amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com