TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

Seminário: GRÁFICOS ESTATÍSTICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Seminário  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto.

Existem diversos tipos de gráficos, sendo que a escolha do mais apropriado para cada situação depende de vários fatores, como o objetivo da pesquisa ou até mesmo as particularidades das informações a serem apresentadas. Neste tópico, iremos apresentar os gráficos de barras, setores, linhas, além dos pictogramas e do histograma.

GRÁFICO DE BARRAS

O gráfico de barras é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo vertical são construídas as barras que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade.

É utilizado, em geral, para representar dados de um tabela de frequências associadas a uma variável qualitativa.

 Num gráfico de barras, a cada valor da variável em estudo corresponde a uma barra de área diretamente proporcional à frequência correspondente. Sendo as bases das barras iguais, então as alturas são diretamente proporcionais às respectivas frequências;

 Num dos eixos colocam-se os valores da variável a estudar e no outro as respectivas frequências absolutas (ou as relativas);

 As barras devem estar separadas por espaços iguais;

 Os gráficos devem ter um título.

GRÁFICO DE COLUNA

Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporção. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal.

GRÁFICO DE ÁREA

Enfatizam a magnitude da mudança no decorrer do tempo e podem ser usados para chamar atenção para o valor total ao longo de uma tendência. Exibindo a soma dos valores, o gráfico de área mostra também a relação das partes com um todo.

GRÁFICO DE DISPERSÃO

Têm dois eixos de valores, mostrando um conjunto de dados numéricos ao longo do eixo horizontal (eixo X) e outro ao longo do eixo vertical (eixo Y). Cominam esses valores em pontos de dados únicos e os exibem a intervalos irregulares ou agrupamentos. Gráficos de dispersão são comumente usados para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e engenharia.

GRÁFICO DE LINHAS

O gráfico de linha é composto por dois eixos, um vertical e o outro horizontal, e por uma linha que mostra a evolução de um fenômeno ou processo, isto é, representando a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.

 Representar no eixo horizontal os valores da variável estatística x; e no eixo vertical os correspondentes valores das frequências f;

 Depois de representar os pontos (x, y), obtêm-se o gráfico de linhas unindo esses pontos por segmentos de reta.

GRÁFICO DE SETORES (OU CIRCULARES)

O gráfico de setores (ou pizza) são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados do fenômeno ou do processo a ser representado em números ou em porcentagens.

 Um gráfico circular é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes. Ou seja, a amplitude do ângulo ao centro de cada setor circular é diretamente proporcional a frequência que representa. Facilmente se obtém essas amplitudes, em graus, multiplicando a frequência relativa por 360º;

 Os setores circulares devem ter cores diferentes;

 Devem ser colocadas legendas relativas aos setores de modo a ser possível interpretar o gráfico;

 O gráfico deve ter um título adequado.

HISTOGRAMA

É um gráfico formado por um conjunto de retângulos adjacentes, tendo por base cada um deles um intervalo de classes e a área proporcional à respectiva frequência.

 Os dados devem ser agrupados por classes;

 Representam-se no eixo horizontal os intervalos de classes;

 Representam-se no eixo vertical as frequências de classes;

 As barras são desenhadas verticalmente e não há qualquer espaço entre elas;

 A área de cada uma das barras é proporcional à respectiva frequência.

GRÁFICO DE BOLHAS

O gráfico de bolhas é um tipo que consegue determinar bem os valores determinados pelo usuário. Isso por que, assim como o gráfico de ações, exige uma ordem e inserção de dados. Na primeira coluna devem estar os dados que estarão no eixo X, enquanto os dados do eixo Y devem estar na segunda coluna e o tamanho da bolha (normalmente representa a porcentagem) na terceira. Este tipo de gráfico possui apenas uma variante ou subtipo que é o “bolhas 3D”. A única diferença é visual, porque o gráfico continua trabalhando com conjuntos triplos de valores.

PICTOGRAMAS

São gráficos que utilizam imagens para chamar atenção, assim ele pode ser representado pelos gráficos de: barras, colunas, linhas e circulares.

 Indicar no gráfico o significado de cada imagem ou símbolos utilizados;

 Utilizar símbolos ou figuras sugestivas em relação à variável estatística em estudo;

 O símbolo ou símbolos utilizados devem ser do mesmo tamanho;

 Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com