TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação estatística

Seminário: Informação estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Estatística, por definição, é a ciência multidisciplinar que através de um conjunto de técnicas permite, de forma sistemática, organizar, escrever, analisar e interpretar dados coletados a partir de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento. Através dela se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade de forma simples e dinâmica.

A Estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade, no entanto, tem se mostrado cada vez mais próxima e indispensável nos últimos tempos. Os conteúdos de estatística a cada dia estão mais presentes nas necessidades de conhecimento de cada indivíduo. Assim, podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras.

Alguns conceitos básicos:

Dados – conjunto de informação que constitui o objeto de estudo da Estatística. São originados a partir de observações, contagens, medições ou respostas.

População – conjunto de todos os elementos/valores que se pretendem estudar.

Amostra – subconjunto de elementos extraídos de uma população (conjunto de todas as observações da característica em estudo efetivamente recolhidas).

Unidade Estatística (ou Amostral) – elemento da população que é objeto de observação.

Variável – característica comum aos elementos da população (cujo valor pode ser diferente de elemento para elemento).

Parâmetro – é a descrição numérica de uma característica populacional.

Para tornar clara a definição das unidades que fazem parte da população em um levantamento de dados é importante identificar 3 elementos: uma característica em comum, a localização temporal e geográfica.

Estatística Descritiva

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise dos dados coletados. Seu objetivo é resumir as principais características em um conjunto de dados fazendo uso de tabelas, gráficos e resumos numéricos para representar o comportamento de uma variável. Permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, Descrever os dados pode ser comparado ao ato de tirar uma fotografia da realidade. Caso a câmera fotográfica utilizada não seja adequada, ou esteja sem foco, o resultado, no caso a foto, pode sair distorcido. Portanto, quem faz uso da estatística deve ter extremo cuidado em escolher os métodos e técnicas corretas para resumir os dados.

Técnicas de Estatística Descritiva

Tabelas de Frequência: servem para agrupar informações de modo que estas possam ser analisadas. As tabelas podem ser de frequência simples ou de frequência em intervalos de classe.

Gráficos: O objetivo da representação gráfica é dirigir a atenção do analista para alguns aspectos de um conjunto de dados. Alguns exemplos de gráficos: diagrama de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com