TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Estatística Descritiva

Tese: Introdução à Estatística Descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA

O que é a estatística?

A Estatística é como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática,

organizar, descrever, analisar e interpretar dados coletados de estudo e experimento, realizados em qualquer área do conhecimento. Estamos denominando por dados um (ou mais) conjunto de valores, numéricos ou não.

A aplicabilidade das técnicas a serem discutidas se dá nas mais variadas áreas da

atividade humana.

Os estatísticos são pessoas que coletam dados:

• A estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para os governos

• A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da estatística.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

Definição de Estatística

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Diferencia-se da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Ou seja, a estatística é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar os dados coletados.

Áreas da Estatística

• Estatística Descritiva

• Probabilidade

• Inferência estatística

Lugares na Aplicação da Estatística:

- Empresas de Recursos Humanos;

- Empresas de Controle de qualidade,

- Empresas de Logística

- Organizações públicas, e não governamentais.

- Empresas financeiras e administrativas

- Multinacionais

- Indústrias

Estatística Descritiva

Estatística descritiva é, em geral, utilizada na etapa inicial da análise, quando tomamos contato com os dados pela primeira vez. Objetivando tirar conclusões de modo informal e direto, a maneira mais simples seria a observação dos valores colhidos. Entretanto, ao nos depararmos com uma grande massa de dados, percebemos, imediatamente, que a tarefa pode não ser simples. Para tentar depreender dos dados informações a respeito do fenômeno sobre estudo, é preciso aplicar alguma técnica que nos permita resumir informações daquele particular conjunto de valores. Em outras palavras, a estatística descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir os dados, afim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse.

Ou seja, estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.

Probabilidade

A teoria de probabilidades nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.

Inferência Estatística

E o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.

Etapas da Analise

Estatística

Amostragem

Uma área importante em muitas aplicações Estatísticas é a da Tecnologia de Amostragem.

Exemplos de Aplicação:

• Pesquisa de mercado;

• Pesquisa de opinião;

• Avaliação do processo de produção;

• Praticamente em todo experimento.

Conclusão

Chamamos de estatística o conjunto de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos cuja organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado.

As empresas precisam manter-se competitivas, é necessário tomar decisões assertivas, com o menor risco possível, e com maior rentabilidade. A estatística pode contribuir de forma impar nesse processo de decisão.

Distribuição de Frequência e seus Gráficos

Distribuição de frequência é uma tabela que mostra classes ou intervalos de entrada de dados com número total de entradas em cada classe.

A frequência F de uma classe é o número da entrada de dados na classe.

A diferença entre o máximo e o mínimo das entradas de dados é chamada de amplitude total. Por exemplo, se a entrada máxima de dados é 29 e a mínima é 1 a amplitude total será 29- 1=28.

Se cada classe tem a mesma amplitude de distribuição de frequência, ela é considerada ótima. As respostas mostradas usarão o valor mínimo dos dados para o limite inferior da primeira classe. Às vezes, pode ser mais conveniente escolher um valor que seja ligeiramente menor do que o valor mínimo, a distribuição de frequência obtida irá variar ligeiramente.

O número de classes deve estar entre 5 à 20, coso contrário pode ser difícil identificar padrões.

Ponto Médio

O ponto médio de uma classe é a metade da soma entre os limites inferior e superior da classe, às vezes o ponto médio é chamado de característica da classe.

Ponto médio= (limite inferior da classe) + (limite superior da classe)

2

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com