TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios - Economia para computação

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

 ECONOMIA PARA COMPUTAÇÃO  

Lista de Exercícios 1

1. O que é escassez e como se relaciona ao conceito de Economia?

        

R: Escassez é quando algo está no limite, que resta pouco dele. A economia é justamente a ciência que estuda como a sociedade lida seus recursos, que são escassos, como o dinheiro, a produção agrícola, etc., a fim de atender suas necessidades, desejos.

2. Explique o que são os problemas econômicos fundamentais.

R: Os problemas econômicos fundamentais se resumem em quatro grandes questões: O que; Quanto; Como e Para quem. No primeiro caso, se trata dos consumidores, o que eles necessitam/desejam consumir, adquirir. No segundo caso, se relaciona com a oferta e demanda do mercado, ou seja, deve haver um balanceamento sobre o quanto produzir baseado na quantidade de consumidores pretendidos. No terceiro caso, se trata das técnicas e tecnologias que devemos utilizar para produzir tal produto. E para o último caso, se trata dos consumidores-alvos para tal produto, ou seja, para quem gostaríamos de vender nosso produto.    

3. O que é um Sistema Econômico?

R: Sistema Econômico é como a sociedade se organiza para resolver os problemas econômicos fundamentais, através de atividades econômicas.

4. O que são Agentes Econômicos?

R: Agente Econômico é qualquer um que tenha capacidade de realizar operações econômicas (trabalhar) e de possuir um valor econômico (ser um trabalhador assalariado, por exemplo).

5. O fenômeno da escassez ocorre devido:

a. a escolha do melhor método produtivo.

b. haver uma desigual distribuição de renda

c. os governos interferirem na economia

d. os recursos serem limitados e as necessidade humanas ilimitadas

R: A alternativa escolhida foi D, pois, como a própria definição de escassez já diz, é a limitação de algo, e no mundo, não existem recursos ilimitados, por isso sempre pensamos em técnicas capazes de melhor utilizar esses recursos, minimizando, o possível, de uso deste, mas sempre levando em consideração as necessidades humanas.

6. O custo de oportunidade de alguma coisa é:

a. o número de horas trabalhadas necessárias para aquisição deste item.

b. custo de abrir mão de alguma coisa para obter outra em troca.

c. a despesa que se tem para abrir o próprio negócio.

d. gasto que se tem para produzir um bem ou serviço.

R: A alternativa escolhida foi B, foi a ideia do custo de oportunidade é sacrificar algo da sua vida para receber outra em troca, por exemplo, reservar parte do seu tempo para estudar e receber, em troca, uma boa nota na prova. O custo seria o tempo e a oportunidade seria receber a boa nota.

7. O que é mercado?

R: Mercado é uma das formas de organizar as atividades econômicas. Da definição, mercado significa “reunião de negociantes em lugar público”, ou seja, é o sistema de compra e venda, onde são expostos bens e serviços para serem vendidos em troca de outros bens e serviços.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com