TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Economia

Casos: Lista Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 8

UFMG

FACULDADE DE CIENCIAS ECONÔMICAS

ENC-101: ECONOMIA A1

TURMA: A

ANO LETIVO: 2011 – 2º SEMESTRE

PROF.: MARA CRISTINA NOGUEIRA TEIXEIRA

Arthur Mundim Carvalho

Cap. 07 Estruturas de Mercado

1) O mercado, no contexto da microeconomia, não necessariamente retrata a noção de local de onde ocorrem as transações porque segundo essa teoria, ele independe da localidade. Ou seja, toda e qualquer relação mercantil, independente de onde e como foi concretizada é valida, através de uma descontinuidade territorial, que não delimita áreas particulares. As essencialidades de tal mercado segundo a microeconomia são: a descontinuidade territorial, as negociações voluntárias, a desnecessidade de presença explícita das partes envolvidas no processo e os diferentes estágios do processo de transação. Para os vendedores e compradores, tal comportamento propõe vantagens porque haverá um interesse mutuo, já que o mercado para os vendedores é global e muito abrangente e assim os consumidores se vêem tentados a consumir diversas mercadorias de diversos produtores.

3) A concorrência como normalmente é interpretada, é maior nos oligopólios diferenciados do que na concorrência (quase) pura e (quase) perfeita, uma vez que os bens não se substituem perfeitamente e assim devem ser melhores ou mais baratos visando a máxima satisfação do consumidor. Por exemplo, uma fabrica que produz tênis deve cada vez mais melhorar sua produção em um mercado diferenciado porque a concorrência faz a mesma coisa. Então além de produzir mais e deixar o preço sempre competitivo ela terá que inovar sua cartela de mercadorias.

8) Oligopsônio puro: Consiste em uma situação onde os bens não são substitutos em que a natureza dos mesmos é homogênea, ou padronizada, e a concorrência ocorre entre poucos agentes compradores. Seu surgimento ocorre devido a necessidade específica de um bem, ou seja, algo necessário mas que poucos agentes ofertam, de forma semelhante ao monopsônio puro.

Oligopólio diferenciado: Consiste em uma situação onde são substitutos e a concorrência ocorre entre poucos agentes ( em geral, 3 ou mais) sendo ela efetiva, já que ambos miram a preferência do mercado consumidor. Além disso, cada agente possuí um monopólio relativo ao produto que oferta. (Ex.: Marcas de refrigerante: existem vários refrigerantes de cola, porém somente a Coca comercializa a Coca Cola). Seu surgimento pode ocorrer por fatores históricos, através de posições de domínio preservadas durante anos, por fusões e incorporações , o que aumenta as parcelas crescentes do mercado, diminuindo a concorrência potencial e também pela implantação de políticas específicas, como por exemplo o Proer.

11) No dia a dia, a estrutura de mercado do monopólio bilateral não é facilmente encontrada porque o mercado em geral não é composto por monopólios, e monopsônios. Como exemplo dado no livro tal situação pode ocorrer, como ocorre, com sindicatos metalúrgicos que querem melhores salários e fabricas automotivas que detém os meios de produção, como a Volkswagen e sua briga “constante” com seus empregados. Porém tal situação ocorre pouco e mesmo assim não tem resultados muito representativos. Outro exemplo é a constante briga dos professores com o estado na esperança de salários melhores. O estado representa certo monopólio porque detém a maioria das vagas para professores, e os professores representam um monopsônio porque não são uma classe abrangente. Portanto tal situação é muito especifica e abrange áreas muito deficientes. Em geral, uma empresa não possui muita dificuldade em substituir certo profissional, e pela própria concorrência, de acordo com a sua capacitação, paga um salário médio para que não tenha problemas em perdê-lo para o concorrente.

12) Na situação da concorrência (quase) pura e (quase) perfeita se uma empresa fecha as portas , o mercado absorve a demanda deixada pela falência de tal empresa e conseqüentemente há um aumento dos preços, uma vez que não existem substitutos e agora há uma empresa a menos para ofertar tal mercadoria.

13) Essa afirmativa representa a atuação do governo nas relações mercantis. O monopólio da União utopicamente seria algo muito vantajoso para a população, uma vez que consiste em produtos que são utilizados no dia a dia, como energia, por exemplo. Além disso, garantir a segurança de produtos perigosos é de grande importância, como minerais nucleares. Porém, o governo muitas vezes esquece do seu papel de facilitador e acaba migrando para o lado mais mercantil, fazendo com que os preços de tais mercadorias, como a gasolina, não seja condizente com a situação da população.

Cap. 23 – Medindo a Renda Nacional

1) a) Quando uma família compra uma geladeira nova o componente do PIB referente ao consumo é afetado, uma vez que ele mede as despesas das famílias em bens e serviços, com exceção da compra de imóveis residenciais novos.

b)Quando a tia Jane compra uma casa nova, ela afeta o componente de investimento do PIB, uma vez que esse bem adquirido será visto analogamente como um investimento de moradia durante anos ( como se fosse um estoque).

c) Quando a Ford vende um Mustang de seus estoques ela está afetando o componente de investimento do PIB de forma negativa. Tal fato acontece, porque ao estocar certa mercadoria a empresa tem tal bem para o os medidores do PIB como um dispêndio de investimento.

d) Quando compro uma pizza, o componente do PIB afetado é o de consumo, devido ao simples fato de estar gastando com um bem que no caso sacia minha fome.

e)Quando o governo de Minas Gerais pavimenta a MG-10, ele afeta o componente de Compras do Governo, uma vez que tal obra resulta num gasto com bens e serviços feitos pelos órgãos públicos em prol da sociedade, que paga seus impostos para viver no país de forma legal.

f) Quando meus pais compram uma garrafa de vinho francês, eles alteram o componente de consumo, por adquirirem um bem , e por uma outra ótica, também alteram as exportações líquidas, uma vez que a compra de produtos estrangeiros afeta o calculo da balança comercial.

2) Os pagamentos de transferência são excluídos do componente “gastos com o governo” porque eles de certa forma são vistos como impostos negativos. Tal fato acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com