TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Media, moda, mediana

Por:   •  9/11/2015  •  Exam  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

CAPA

FOLHA DE ROSTO

INTRODUÇÃO

         A Estatística é uma ciência a qual contém indícios que existe desde 3000 anos A.C. Essa ciência esta presente em nosso dia a dia sem ao menos muitas vezes percebermos, pois é um conjunto de métodos de pesquisa  os quais nos fornecem informações muito importantes, até mesmo informações as quais nos ajudam em tomadas de decisões.

        Para que essas informações possam ser apresentadas é necessário utilizar um ramo da Estatística, chamada estatística Descritiva ela tem por objetivo apresentar de forma clara e organizada os dados e até mesmo os resultados obtidos através desses dados. Dentro da Estatística Descritiva existe dois tipos de variáveis a Qualitativa e a Quantitativa que nos ajudam a organizar os "dados".  

        A seguir será possível verificar a visão de alguns estudiosos da Ciência Estatística que serão relatados quais são os fundamentos dela, o objetivo, sua aplicação, a forma como ela é apresentada para seu público e até mesmo a sua finalidade.  

        

        

Estatística, Estatística Descritiva

        O autor do livro Estatística que foi publicado no ano de 1977 tem em vista que a estatística é uma ciência a qual tem por princípio organizar, escrever, analisar e interpretar os dados.  A estatística segundo Neto é dividida em dois ramos sendo eles: A estatística descritiva que é o ramo que cuida da descrição dos dados experimentais e a Estática Indutiva que cuida da análise e interpretação (Neto 1977)

.

        Já Pearson também relata em seu livro estatística aplicada que foi publicado em 2013 que a Estatística é uma ciência que tem por objetivo coletar, organizar, analisar os dados e descrevê-los , porém, Pearson vai muito mais além do que Neto, pois ele acredita que além dessas funções a estatística é fundamental para a tomada de decisão. Segundo o autor, dentro da estatística existem duas ramificações a estatística descritiva que segundo Pearson envolve a organização, resumo e a apresentação de dados e também a Interferêncial que é a forma  a qual chegamos a determinadas conclusões (Pearson 2013).

        Para que a estatística nos traga o resultado necessário é preciso entender a diferença entre população e amostra. Segundo Stephan relatou em seu livro publicado em 1997, população é o total dos itens considerados, ou seja, é o “todo”. Já a amostra é uma parte selecionada aleatoriamente para analisar. (Stephan 1977) Segundo Pearson a população é a coleta de todos os resultados e amostra é um subgrupo retirado da população. (Pearson 2013)

 “ É intuitivo que quanto maior a amostra, mais precisas e confiáveis deverão ser as induções realizadas sobre a população. Levando esse raciocínio ao extremo, concluiríamos que os resultados mais perfeitos seriam obtidos pelo exame completo de toda população , ao qual se costuma denominar censo ou recenseamento. Essa conclusão é válida na teoria, mas na prática, muitas vezes, não se verifica. De fato, o emprego de amostras pode ser feito de tal modo que se obtenham resultados confiáveis , em termos práticos equivalentes, ou até mesmo melhores do que os que seriam conseguidos através de um censo.” ( Pedro Luiz de Oliveira Neto, 1977, pág 3).

        Segundo a citação direta acima do autor NETO, quanto maior a amostra mais preciso será seu resultado, ou seja, quando possível realizar a coleta de dados pelo censo, porém, não é tão simples assim na prática porque a maioria das vezes isso não e possivel pois a população é numerosa. (Neto 1977)

"Um censo é uma contagem ou medição de uma população inteira. A realização de um    censo fornece informações completas, mas elas freqüentemente são caras e difíceis de realizar." (Ron Larson Betsy Farber Pearson, 2013, pág 17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com